domingo, 22 de novembro de 2015

DESIGN ESCANDINAVO



O Design Escandinavo faz parte da sua vida!



                          MONTANA
                       
A Escandinávia é uma região formada pela Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia, onde o frio rigoroso predomina na maior parte do ano. Por esse motivo, a casa escandinava sempre teve uma relevância enorme para esse povo, que se esmera em tornar seus ambientes super confortáveis, acolhedores e compostos por objetos que, além de belos e ergonômicos, tenham alguma função prática e que proporcione qualidade de vida a quem consome. É cultural.


Perseguir a forma ideal para tornar a vida mais tranqüila é uma das obsessões dos designers escandinavos, que desde os anos 30 são reconhecidos pela funcionalidade, praticidade e simplicidade das formas, além da beleza. Desta forma, eles alcançaram os mercados internacionais com objetos que se tornaram “ícones” da modernidade e do bom gosto, expostos nos melhores museus do mundo como obras de arte, e de tão atemporais, alguns ainda são produzidos e comprados até hoje, como clássicos. Entre os nomes mais importantes dessa época destacam-se:
Eero Saarinen (1910-1961) que desenvolveu de uma série de móveis bastante vanguardistas, premiados várias vezes no MOMA;
Alvar Aalto (1898-1976), que desenvolveu uma técnica de compensado moldado, obtendo peças esbeltas e resistentes;
Arne Jacobsen (1902-1971), com seu corte volumétrico que inovou a indústria de móveis produzindo ícones mundialmente comercializáveis;
Verner Panton (1926-1998), um dos designers mais influentes do século XX.

Poltrona Paimo, Alvar Aalto; Cadeira Ant e Poltrona Egg, ambas de Arne Jacobsen.
Poltrona Heart Cone, de Verner Panton ; mesa tulipa, de Eero Saarinen ; Poltrona Panton, de Verner Panton.

No Brasil as peças do design escandinavo, principalmente cadeiras e poltronas, são muito usadas e 
compõem muito bem todos os tipos de ambientes, deixando um ar bem contemporâneo.

apartamento adriana barra

No apartamento da estilista Adriana Barra , em primeiro plano a poltrona Swan, de Arne Jacobsen. Em volta da  mesa, a cadeira da série Ant, também de Arne Jacobsen e a Tulipa, de Eero Saarinen, entre outras.

design cadeira tulipa e mesa tulipa
Na mostra Classica Design a mesa e poltronas Tulipa, de Eero Saarinen.

Neste projeto das arquitetas Luzia Ralston C. Ribeiro, Fabiana Rocha e Priscila Izoldi, poltrona de Alvar Aalto. Ao fundo, cadeiras de Arne Jacobsen. Atualmente, os valores principais aplicados a um bom design – durabilidade, integridade, acessibilidade, praticidade e sustentabilidade – continuam a predominar no design escandinavo e são encarados com uma atitude democrática, de que objetos de design devem ser apreciados não apenas por um pequeno grupo economicamente mais favorecido, e sim por todas as pessoas que o valorizem. Além disso, devido a seu pioneirismo na utilização de madeiras de reflorestamento e sua preocupação com a sustentabilidade dos projetos, o design escandinavo permanece mais atual do que nunca.

Scandinavia Designs 
Comprovando a democracia a que o design escandinavo se propõe, surgiu na Suécia, em 1943, a IKEA, uma loja que existe até hoje em vários países europeus, além de Austrália e Canadá. É uma fabricante de varejo com soluções racionais, com custo baixo, estilo minimalista, que potencializa o lema de design democrático da marca, e que oferece aproximadamente 9500 itens e um catálogo com preços garantidos por um período de um ano. Foi assim que a IKEA se tornou uma das marcas mais cultuadas do planeta.

No Brasil, existe em São Paulo a Scandinavia Designs, que vende peças de varias épocas, principalmente o atual. Em Brasília, a Quadra Interior vende as peças clássicas, entre outras lojas. Pela internet, tem na Demobilia. A Tok Stok tem varias releituras e réplicas a preços bem mais acessíveis.


OBS: A exposição do design finlandês em São Paulo, entre 11 de Março e 9 de Maio de 2010 foi organizada pelo Museu de Design de Helsinque no Instituto Tomie Ohtake, com apoio da Embaixada da Finlândia. A Finlândia colocou o design como projeto prioritário, tornando-o fonte primordial da identidade e economia, reunindo criadores, forças produtivas, capitais de grande porte, governos e meios de comunicação neste projeto.

Em 1925, Poul Henningsen já se aventurava pela arquitetura e design há algum tempo. Porém, nesse ano, ele participou da exposição “Exposition Internationale des Arts Decoratifs & Industriels Modernes”, em Paris. Foi ao ganhá-la que sua parceria com a marca dinamarquesa Louis Poulsen começou – e ele entrou no caminho para se tornar a lenda da iluminação escandinava que é hoje.
Simplicidade e funcionalidade são as palavras-chave da produção da marca, principalmente na parceria com Henningsen. Não existem elementos que não sirvam a um propósito e o design resultante tende a ser discreto, ideal para todos os tipos de arquitetura, nova ou velha, de vários estilos. É por essa simplicidade e preocupação com a função que mesmo suas luminárias mais antigas continuam extremamente inovadoras e relevantes. A LP é uma marca que, ao longo do tempo, se aliou à 27 designers que compreendem a relação delicada entre a estrutura da luz e sua sombra, a reprodução de cor e olhar e continuam a praticar a tradição que se preocupa em solucionar nossas necessidades com iluminação.

Artichoke – Poul Henningsen
A exibição “Northern Lights: Scandinavian Design” contou com a participação da Louis Poulsen e da luminária PH Artichoke.

A exibição “Northern Lights: Scandinavian Design” contou com a participação da Louis Poulsen e da luminária PH Artichoke.
Atemporal, a Artichoke é mundialmente conhecida por seu design escultural e é vista como ícone internacional. Ela é o resultado da combinação de 72 folhas, posicionadas de forma a controlar o brilho e prover uma iluminação suave e difusa – um grande exemplo sobre a elegância artística do design escandinavo.

Enigma – Shoichi Uchiyama
Luminária Enigma no The Pearl at the Palms, em Las Vegas: uma adição instigante em ambientes mais simples.

O design único da luminária Enigma, de Soichi Uchiyama, é de tirar o fôlego. Seus discos, segurados por fios ultrafinos, parecem flutuar em meio à luz emitida pela lâmpada acima deles. Ela é a combinação perfeita da graça japonesa com a simplicidade escandinava.

Luminária AJ, de Arne Jacobsen
bella-sky-03

A incrível série de luminárias AJ foi criada por Arne Jacobsen para o projeto de iluminação do SAS Royal, um dos mais famosos hotéis de Copenhague. Ela emite sua luz direcionada para baixo, com um ângulo que pode ser ajustado para otimizar a distribuição do brilho e garantir uma iluminação confortável. No aniversário de 50 anos de criação da família AJ, as luminárias ganharam um novo esquema de cores especiais e modernas.

Projeto “Københavns Universitet”, com a luminária AJ Table.
Projeto “Københavns Universitet”, com a luminária AJ Table.




                                                           Luminária Spinning   



                                     Pendentes Caravaggio Opal - design Cecilie Manz // Lightyears                      



                                                       Bestlite BL1 // GUBI                      


                                Caravaggio Black P3 designed by Cecilie Manz, Lightyears


                                                                         Orient Black  


                  
                                                                           Sektioner    


           
                                                                 Atomheart


                  
                                                      Pendente Juicy by Lightyears

                     
       
 Tradition, Catch Chairs & Copenhagen pendente 
                        

Castiçal da Eva Solo, cadeira Gubi 1 e cadeira Nara da Fredericia Furniture, presentes no ambiente                    

                                                               Scandinavia Designs                                                                                                                                               

                       Hello!  Cadeira Hello de marca dinamarquesa Softline                      


        Novidade desse ano - a Easy Sofa by Verner Panton (1959 - 1960) // Verpan


                                                    Poltrona Eden new 2015 // Softline                      



                                                       About a Lounge Light Blue // HAY                      


       Stockholm Furniture Fair - Beetle // GUBI  

                      
                                      Sofá Clover Leaf - design by Verner Panton // Verpan  
                       


                                                         Sofá Heart // Softline                      


                                  Poltrona Round One por marca dinamarquesa HAY 


                                                  Poltronas Orlando // Softline                      


                                                   Stockholm Furniture Fair - Blå Station                       


                                                             Poltrona Blow // HAY                         

                                         GUBI - Masculo Lounge Chair by GamFratesi                         



                                                 Stockholm Furniture Fair - OFFECT                         



Para escritórios que não possuem um ambiente de trabalho fixo, os painéis/mesa Wall in One da Abstracta são excelentes. Eles transformam qualquer área em um ambiente propício para ter ideias. Os paineis possuem suporte para notebook e cadernos e uma prateleira, ou seja, uma verdadeira estação de trabalho com design inovador para empresas inovadoras.   

                      
O SOUNDWAVE® Swell foi um dos primeiros painéis lançados pela Offecct. A peça tem uma personalidade muito forte e age como uma espécie de papel de parede 3D que serve como objeto decorativo do ambiente, sem se esquecer da sua funcionalidade. O Swell foi criado para reduzir os ruídos do ambiente, tais como vozes, telefones, etc.



Mobi é uma estação de trabalho muito prática que permite que o ambiente de trabalho se modifique de acordo com a necessidade. Com um espaço para passar cabos e uma lateral que serve como divisória e isolante acústico, a mesa Mobi possui rodinhas que facilita a movimentação do móvel.   

                      


Meet é uma pequena mesa com rodinhas que permite que qualquer local se torne um ambiente de trabalho. Com Meet é fácil carregar seu material de trabalho para uma reunião de ultima hora na mesa de um colega.   


O Carry On, da Offect, é um assento portátil que funciona perfeitamente por si só, mas também como um complemento a outros produtos. Ele representa a flexibilidade e transforma qualquer ambiente em um ambiente descontraído e contemporâneo.    

                     
                      

font: http://assimeugosto.com/design/design-escandinavo/
         http://www.scandinavia-designs.com.br/home/index.php/2015/10/19/como-tudo-comecou-louis-poulsen/
         https://www.pinterest.com/scandinaviashop/scandinavia-designs-office/ 
         http://scandinavia-designs.com.br/news/2015/maio/07/catalogo.html
        

terça-feira, 3 de novembro de 2015

ÁREA DE ESTUDO

 PARA CRIANÇAS E ADULTOS

Teen \ kids


Escrivaninha e cadeiras confortáveis com espaço para uma adicional ,boa iluminação, de preferência próximo a uma janela, abajures articuláveis, gaveteiros para organizar o material e prateleiras para os livros.




























Adultos

















FONT : http://casatreschic.blogspot.com.br/2015/11/cantos-de-estudo-para-criancas-e-adultos.html