domingo, 14 de fevereiro de 2016

PISOS DE MADEIRA


A madeira é um material nobre, que pode conferir aos ambientes domésticos sofisticação ou rusticidade. Se tratando de pisos residenciais nenhum piso é tão versátil como os pisos de madeira.
Os tacos, parquet e o assoalho, por exemplo, são pisos de madeira comuns nas casas e apartamentos antigos, são pisos de madeira maciça que podem ser lixados e envernizados várias vezes, ficando como novos a cada manutenção.

PAQUET






O QUE É? 
Placas compostas de lamelas (taquinhos nas dimensões 2,4cm x 12 cm x 7 mm). Estas placas (padrão 48 x 48cm) são montadas alternando quadrados com as lamelas nos sentidos horizontais e verticais (mosaico) podendo ser de um só tipo de madeira (Parquet Liso) ou de dois ou mais tipos de madeiras com medidas iguais e/ ou diferentes dependendo do modelo (Parquet Desenhado).

CARACTERÍSTICAS: 
O parquet é a melhor opção para quem procura o melhor do piso em madeira maciça aliado ao baixo custo.

INSTALAÇÃO: 
Diretamente sobre o contra-piso alisado, com cola PVA branca extra. No caso dos modelos com papel inteiro, os mesmos são instalados com o papel voltado para cima. O papel é umedecido deixando dissolver a cola, retirando-o logo em seguida. No caso dos modelos com papel furado, são instalados com o papel voltado para baixo. Após secagem da cola (podendo variar de 10 a 30 dias de acordo com acabamento escolhido) é feito o lixamento e aplicação do acabamento



TACO



O QUE É? 
Peças de madeira maciça, instaladas uma a uma (individualmente) com espessura de 20 mm, largura e comprimento que variam desde o taco de 7 x 14cm (largura x comprimento) até o tacão de 10 x 40cm.

CARACTERÍSTICAS: 
O taco/tacão é a opção para quem procura o melhor da madeira maciça com um refinado toque proporcionado pelas dimensões maiores de cada peça e um custo acessível.

INSTALAÇÃO: 
Diretamente sobre o contra-piso alisado, com cola PVA branca extra. Por ser colocado um a um (em peças individuais), esse tipo de piso permite inúmeras formas de colocação e sentido. Após secagem da cola (podendo variar de 10 a 30 dias de acordo com acabamento escolhido) é feito o lixamento e aplicação do acabamento


ASSOALHO



O QUE É? 
Réguas de madeira maciça com espessura de 20 mm, comprimento e larguras variáveis.São compostos de madeira natural que pode ser Ipê, Jatobá, Maçaranduba, Sucupira, Grápia, Cumaru, Muiracatiara, Tauari, Peroba, Carvalho entre outras

CARACTERÍSTICAS: 
O assoalho é a opção que melhor representa a categoria dos pisos em madeira maciça. Com um refinado toque proporcionado por sua largura e suas longas réguas o assoalho é referência em pisos maciços.

INSTALAÇÃO: 
Assentado diretamente sobre o contra-piso com cola PVA branca extra, parafuso e bucha no encaixe macho/ fêmea. Ou sobre o barroteamento (pequenas peças de madeira chumbadas no contra-piso onde o assoalho é fixado) com cola PVA branca extra, parafuso e/ ou prego especial no encaixe macho/ fêmea. Sendo as peças encaixadas lateralmente.


DICAS

  • Mantenha o piso sempre seco, pois toda madeira é sensível a umidade.
  • Se derramar algo sobre o piso, enxugue  imediatamente.
  • A limpeza deverá ser feita somente com um pano úmido bem torcido e sem o uso de ceras, óleos ou produtos químicos.
  • Não arraste objetos pesados sobre o piso.
  • O ambiente deverá estar protegido do sol e da chuva.
  • A queda de objetos pontiagudos irá danificar o piso.
  • Contrate somente a mão de obra qualificada da Parquet Cuitiba para a instalação e/ou manutenção do produto.

Mas, os pisos mais populares atualmente são os pisos de madeira laminados, ou ainda os carpetes de madeira que são mais fáceis de instalar e mais baratos também.

laminados



Os pisos laminados de madeira são os mais procurados, são fáceis de serem encontrados, sua instalação é fácil e rápida, o preço do m² é acessível e já vem com acabamento, dispensando aplicação de verniz ou cera.Eles são flutuantes, ou seja, são somente encaixados em um sistema de macho e fêmea, sobre uma manta termo acústica de polietileno, essa manta protege o piso e evita ruídos.

Diferente dos demais pisos de madeira, uma das maiores vantagens do piso laminado é sua capacidade de resistir aos riscos, seu acabamento é muito similar ao carpete de madeira, porém sua composição é muito diferente. 


O laminado de madeira é feito em 4 camadas, a primeira camada de Overlay, é um filme transparente que evita os riscos no piso e facilita a limpeza, a segunda é uma folha com o desenho do piso, a camada base de alta densidade com o encaixe e por fim uma lâmina de resina ou de celulose que evita a umidade.

Antes de escolher o piso laminado é preciso verificar qual a resistência do piso, existem pisos laminados de baixa, média e alta resistência à abrasão. Quanto maior a resistência, menos riscos.Entre as marcas mais conhecidas de pisos laminados estão a Durafloor e Eucafloor, mas existem outras como a Fibrapiso, Floorest, Swiss Floor, Egger, Artens, etc. Quanto mais brilhantes, mais aparecem riscos e sujeira.

Para limpar basta um pano úmido com sabão neutro, evitar molhar demais, pois o piso pode inchar e nunca passar cera de nenhum tipo, as ceras podem deixar manchas e o piso escorregadio. Se quiser dar mais brilho ao piso com acabamento envernizado passe um pano seco com querosene e espere secar, importante: Passar querosene deixa o piso escorregadio!

Outra questão é que para colocação do piso laminado é preciso que o contrapiso esteja nivelado, colocar pisos laminados de madeira sobre outros pisos pode acarretar em perda da garantia.


Carpete de Madeira


Seu acabamento é parecido com o piso laminado, mas sua qualidade é muito inferior, os carpetes de madeira têm no máximo três camadas e são mais finos que os pisos laminados, possuem entre 5 a 7 mm de espessura. NÃO tem a camada protetora Overlay, o que significa menor resistência e ocorrência de riscos com mais facilidade, sua base pode ser de aglomerado, MDF, ou prensado.

Este piso é sinônimo de preço baixo, mas não de qualidade nem resistência. Alguns carpetes de madeira causam um ruído oco ao caminhar sobre ele. Sua instalação assemelha-se aos pisos laminados, conta com encaixe macho e fêmea e pode ser colado ao contrapiso.


 Madeira de Demolição

Os pisos de demolição em geral são pisos de madeiras nobres que duram uma vida inteira, às vezes de madeiras que já não podem ser mais exploradas, por estarem em risco de extinção, mas que são madeiras de alta qualidade como a Peroba Rosa.


As empresas que vendem este tipo de piso fazem a retirada da madeira do antigo local, limpeza e recuperação para que essas peças possam ser reutilizadas novamente.

Os ambientes feitos com madeira de demolição podem ter um acabamento rústico que tem agradado muitos arquitetos e designers de interiores, marcas de pregos e desgastes são altamente valorizados para dar mais rusticidade aos ambientes.
É o contraste entre o rústico e o contemporâneo que faz tudo ficar mais atraente!

Antes de comprar lembre-se de verificar qual é a metragem que o fornecedor tem disponível do piso escolhido, se essa metragem vai atender ao seu ambiente. Verificar ainda se as peças são do mesmo tipo de madeira, se não forem do mesmo tipo de madeira pelo menos devem ter cores semelhantes.

Estes são os principais tipos de pisos de madeira para o interior residencial, existem ainda materiais que se assemelham a madeira e são amplamente utilizados, alguns com uma péssima imitação, como os pisos cerâmicos, já que precisam de grandes juntas de dilatação e não conferem a aparência de madeira.
Outros com um acabamento perfeito como é o caso de algumas peças de porcelanato ou mesmo pisos vinílicos de alta qualidade que podem ser opções para substituir o piso de madeira, mas com um resultado visual semelhante.




font : http://www.parquetcuritiba.com.br
         http://www.arquidicas.com.br/pisos-de-madeira
         http://servicosempisosdemadeira.com.br/madeiras-para-pisos-de-madeira.php
         http://www.indusparquet.com.br/madeira/amendola

Um comentário: