Medidas Ergonômicas para Cozinha
As cozinhas devem ser pensadas para atender as necessidades de cada habitação e dos seus moradores, para isso deve-se levar em conta o espaço a ser trabalhado, com seus recursos e imposições ambientais, como também as características físicas dos moradores, a fim de estabelecer a melhor relação entre o espaço e o homem, facilitando o uso da cozinha.
Apesar de existirem medidas que são chamadas padrões, desenvolvidas através de estudos físicos com mulheres de diferentes estaturas ao longo das últimas décadas, a prática da cozinhar deixou de ser exclusividade das mulheres e hoje os homens também “assumiram o comando das panelas” e a vantagem das cozinhas planejadas é o poder de adaptar estas medidas ao padrão de cada situação familiar.
Armários e Fogão
Entre o fogão e a base dos armários, deve ter uma altura entre 40 a 70 centímetros para trabalhar com conforto. Os armários superiores devem ter a profundidade entre 20 a 40 centímetros para evitar que ter a cabeça.
Quanto ao fogão, que pode ser um embutido tradicional com forno, ou ainda um cooktop elétrico ou a gás, deve estar próximo a pia de preferência, com uma área de transição entre ambos para acomodar as panelas quentes e permitir o preparo dos alimentos, esta área pode ser entre 90 cm a 1,20 cm. O exaustor geralmente fica a uma altura mínima de 50 cm da bancada e pode chegar até 70 cm da mesma.
PIA
A pia deve, sempre que possível, ficar em frete a janela, ou área com maior luminosidade, para que ao lavar e preparar os alimentos seus aspectos sejam bem visíveis, outra recomendação é sempre usar luz branca na cozinha e nunca a luz amarela.
Colunas do Forno ou Torre Quente
Nessa coluna o forno fica a altura da cintura, em média 90 a 97 cm, com um espaço de circulação de no minimo 90 cm na frente, para que possa abrir a porta com comodidade e o micro-ondas deve estar ao nível dos olhos, altura média de 130 a 150 cm do piso, a medida depende da altura da pessoa que trabalha no ambiente. As colunas de forno devem ser afastadas do fogão para que os eletrodomésticos não fiquem engordurados.
Bancada da Pia e Rodapé
A altura da bancada está relacionada com a altura das pessoas que a vão utilizar, que varia de 85 a 110 cm de altura por 60 a 65 cm de profundidade e a altura do rodapé variando entre de 10 a 22 cm de altura por 10 cm de profundidade para que os pés possam se acomodar sob a plataforma. Enquanto os gabinetes suspensos tem que estar a pelo menos 14 cm do chão para que a vassoura de limpeza consiga chegar ao fundo do armário.
A distância mínima para a passagem é de 60 cm, porém para se abaixar é preciso pelo menos 76 cm, e ainda existe a distância mínima para abrir o forno, 90 cm, e as portas dos armários que devem ser levadas em conta. Então a distância mínima é de 80 cm para 1 pessoa e 120 cm para duas pessoas, entre dois balcões recomenda-se entre 120 cm a 150 cm.
Altura do Exaustor
A altura ideal entre o fogão e o exaustor não deve ser inferior a 50 cm e nem superior a 70 cm.
A volta da ilha
O uso de ilha é ideal em cozinhas amplas, é necessário uma circulação de no minimo 60 cm por todo o seu perímetro com objetivo de facilitar a circulação e a abertura dos armários.
Balcão e Bancada com uma mesa auxiliar
O balcão serve como apoio ao ambiente, A utilização de uma bancada permite alongar o tampo para o exterior no mínimo de 25 cm, onde é possível utilizar banquetas.entre a cozinha e a sala de jantar, podem utilizar banquetas com 70 a 80 cm de altura onde o tampo da bancada deve estar entre 100 e 110 cm de altura, com no mínimo 45 cm de profundidade e entre 20 cm a 30 cm para acomodar as pernas sob o tampo. Ou se ao invés de banquetas se utilizem cadeiras a altura do tampo deve estar a 70 cm de altura com 40 de profundidade.
No entanto, não se esqueça que, de reservar um espaço de 60 centímetros até 120 cm entre a ilha e o gabinete paralelo. por detrás da cadeira para que possa ter movimentos livres e confortáveis.A distribuição ideal dos espaços se dá quando é possível criar um triângulo de trabalho, onde a pia fique ao centro, entre a geladeira e o fogão, esta técnica de posicionamento facilita e reduz as movimentações desnecessárias na cozinha.
Na setorização dos armários deve buscar a racionalidade, próximo ao fogão às panelas, temperos e talheres de preparo, próximos a pia os panos de louça, materiais de limpeza e o lixo orgânico e no entorno da mesa de refeições ou bancada americana, os armários com pratos, copos e talheres.
Estas são as medidas usuais na maioria dos projetos de cozinhas planejadas, porém cada projeto vai ter sua especificidade, com fatores inerentes a distribuição dos espaços como pontos de luz, água, esgoto, entrada de gás, aberturas, passagens, relações espaciais, dimensões, manual técnico de cada eletrodoméstico e outros.
NBR 13966 - Ergonomia
Obs. A altura padrão da bancada de cozinha fica entre 85 e 93 cm do chão. Já no banheiro essa medida fica entre 75 e 85 cm já contando a altura da cuba, mesmo se for a de sobreposição.
fonte: http://www.casaeplanos.com/cozinhas/medidas-uteis-cozinha.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfxBEAB/nbr-13966-ergonomia
http://www.arquidicas.com.br/ergonomia-da-cozinha/
https://fisiostudio.wordpress.com/2012/03/23/qual-a-altura-ideal-de-pia-da-cozinha-e-banheiro-um-cuidado-com-sua-coluna-lombar/