domingo, 18 de novembro de 2012

SALVADOR DALÍ




O surrealismo foi um movimento ocorrido nas artes plásticas, na Europa (mais precisamente na França e Espanha), por volta do ano de 1922, e tratava-se de uma das vanguardas que viriam a definir o modernismo. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa.  Freud considerava que o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade, e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não exaltava os valores sociais da elite, como por exemplo, o status, a família e a pátria.
O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.
A linha de pensamento surrealista permite liberdade de expressão, e como isso ocorre nas artes plásticas através de telas.
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech é,  sem dúvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas.
Além da pintura, Salvador Dalí desenvolveu esculturas e desenho de jóias e móveis. Tinha personalidade extremamente forte e era arrogante. Tinha auto-estima elevadíssima, e uma prova disso é que desistiu da Faculdade de Artes porque dizia que lá não haviam professores a sua altura. Algumas de suas famosas citações, que exprimem seu ego: “Aos seis anos eu queria ser cozinheiro. Aos sete, Napoleão. E minha ambição veio crescendo desde aquela época”. (DALÍ 1948). “Inteligência sem ambição é como um pássaro sem asas” (DALÍ, 1948).



A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA – Dalí. 1939

“A Persistência da memória” é, com certeza, as obras mais famosas de Salvador Dalí, que criou nessa tela uma “fotografia dos sonhos pintada à mão”. Pode ser interpretada como a incessante preocupação do homem com o tempo e às memórias, pois desintegra relógios como objetos moles, como corpos humanos.



O PERFIL DO TEMPO - ESCULTURA DE SALVADOR DALI, EM SINGAPURA



ESCULTURA DE SLVADOR DALÍ NA PLAZA DEL SALVADOR EM SERVILHA



JÓIA OLHO E LAGRIMA DE SALVADOR DALÍ





CADEIRA LEDA

Quem curte arte surealista vai amar a exótica cadeira Leda, peça de 1935/37 projetada e assinada por Salvador Dalí. Inspirada em sua obra Femme à la tête rose, o mobiliário tem três pernas (com pés e sapatos) e é uma parceiria do artista espanhol com o designer de móveis frânces Jean-Michael Frank. Um símbolo de luxo e design.



O desenho de trabalho para este projeto foi feito por Edward James acordo com uma sugestão feita por Salvador Dalí em 1936.  A cadeira foi produzido especificamente para a residência de James, West Dean.



1944



1939

As capas da Vogue feitas por Salvador Dali



FOTOGRAFIA FEITA POR SALVADOR DALÍ



TELEFONE LAGOSTA DE SALVADOR DALI




O MUSEU SALVADOR DALÍ EM ST. PETERSBURG FLORIDA

O Museu Salvador Dali se reabriu na Flórida com um novo edifício de vidro onde se encontra várias artes e toda a coleção do artista espanhol Salvador Dali. Uma obra de arquitetura moderna e feita por arquitetos surrealistas da empresa HOK. O museu ( em St. Petersburg Florida ) Cobre Toda a vida do artista e incluido mais de 2.100 trabalhos criados pelo artista, sendo 96 óleos, watercolors, desenhos gráficos, esculturas, filmes, fotografias e joias.
As vitrines estão voltadas para a criatividade e irrealidade do surrealismo.  A ilusão ótica e a criatividade fazem, com que as pessoas que estão apenas passando em frente da loja voltem e olhem novamente. Salvador Dali, serve de inspiração para a  vitrine da Semana de Moda Londrina na Harvey Nichols.
Salvador Dali com seu rosto moreno, com os olhos espantados e os longos bigodes levantados nas pontas, tornou-se uma espécie de ícone da irreverente arte de vanguarda do século XX, um dos pintores mais populares e controversos do Século. A partir de 1927 aproximou-se cada vez mais do Surrealismo, tendo desenvolvido um método a que chamou "crítico-paranóico", que envolvia várias formas subjetivas de associações de idéias e imagens.
Dedicou-se a várias atividades profissionais, mas destacou-se, sem dúvida, como pintor, tendo deixado obras que já se incorporaram ao imaginário da cultura ocidental, como, por exemplo, a pequena tela intitulada A persistência da memória.



Um fato bem interessante na carreira de Dalí foi a sua contratação pela Chupa Chups SA , uma fabrica de pirulitos, para criação do design do logo e embalagem do doce. Em menos de uma hora Dalí desenhou o projeto que ficou famoso até hoje.



DON QUIXOTE

ARTES PLÁSTICAS  A pintura pode ser considerada a principal manifestação artística do surrealismo. Rejeitada como meio de representação do mundo concreto ou da emoção do artista, ela deve expressar o inconsciente.
O movimento divide-se em duas vertentes. Uma mantém o caráter figurativo, mas produz formas inusitadas com a distorção ou justaposição de imagens conhecidas. Um exemplo é A Persistência da Memória, de Dalí. Em um espaço representado convencionalmente, relógios parecem estar se derretendo. Os artistas da outra vertente radicalizam o automatismo psíquico, para que o inconsciente se expresse livremente, sem controle da razão. Entre os expoentes estão Miró e Ernst. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário