domingo, 31 de agosto de 2014

PAISAGISMO

             O JARDIM BOTÂNICO DE HAUTE-BRETAGNE



O jardim botânico de Haute-Bretagne é uma propriedade privada, aberta ao
público, com uma área de 25 hectares, localizada no departamento de
Ille-et-Vilaine da Bretanha, perto da cidade medieval de Fougères em França.

O parque faz parte do espólio do "La Foltiere", onde fica o
"Château de la Foltiere".





Está localizado na aldeia de Le Châtellier (Ille-et-Vilaine),
cerca de 10 quilômetros da cidade de Fougères,
entre Rennes e do Mont Saint-Michel, perto da auto-estrada A84.






"Foltiere", o nome da propriedade, significa "terra onde as árvores de faia
crescem", a palavra "fou" ser antigo francês para "faia". O parque foi
criado em 1847 em volta do Castelo de la Foltiere. Em 1820, a propriedade
de "La Foltiere" foi comprada pela família Frontin des Buffards. Em 1847,
a terra à volta do lago foi remodelada como um romântico jardim Inglês,
com caminhos sinuosos que se seguiram ao terreno, e uma vista do
gramado em frente da casa para a torre da igreja da aldeia.





No meio do lindo jardim botânico, fica o castelo do Foltiere.
Os proprietários desta belissima residência disponibilizam
ao público em regime de hotelaria, alguns belos, confortáveis
e espaçosos quartos. Com uma esplêndida vista sobre os jardins
e numa maravilhosa envolvência é um lugar especial para passear
e descansar.






Divagando pelos seus jardins:

O parque botânico é composto por três partes:
  1. Os jardins Arcadia
  2.  Os Jardins Românticos
  3. Os Jardins do Crepúsculo


Os jardins Arcadia


- O caminho das pérolas brancas 
Esta via é constituída por cinco compartimentos separados onde
o jardineiro compôs cinco máximas, dando ênfase às qualidades
que ele considera essenciais na composição de um jardim.
Aqui foram plantadas espécies dos cinco continentes.




- O jardim das 1001 noites 
Foi inspirado pelos jardins de água dos mouros. Um canal com fontes
atravessa o jardim. No outro extremo estão três ciprestes e de ambos
os lados vegetação luxuriante incluindo jasmim, rosas de damasco e daphnes. 




- A cidade da antiguidade 
Evoca uma viagem ao redor do Mediterrâneo. Um sítio arqueológico é
representado por três quadrantes centrais alinhadas em ambos os lados
por fileiras de árvores de zimbro e colunas cobertas com rosas.
O quarto quadrante manteve a sua função original de uma horta.
E, como um friso, para melhorar uma paisagem dominada de verde,
canteiros de plantas perenes resistentes cercam a cidade antiga.




- A cidade de Knossos 
Encontra-se de costas para as paredes da cidade da Antiguidade.
O labirinto é composto por uma coleção de 480 variedades de Camellia.
A variedade « sinesis » ou flores « chá chinês » de meados de setembro.
Em seguida vem o « Camellia Sansanqua » no início de outubro e ,
em seguida, o « Camellia japonica » . Março é o melhor momento
para descobrir toda a gama. No final do labirinto um minotauro aguarda
as crianças .


- O Bosque de bambu 
Um labirinto de bambus que dá para uma lagoa plantada com lótus
( que florescem no final do verão) e no meio dos quais são três
pirâmides cobertas com bambus em miniatura. Cinqüenta variedades
coexistem : anões , gigantes e meios capazes de montar mais de 10 metros
e crescer por pelo menos dois metros por dia no calor do início do verão .





- O caminho das Rosas Antigas 
No centro do parque, o jardim é inspirado por ideais humanistas do
Renascimento italiano, voltou ao "giardino segreto" gabinete verde
herdado da tradição medieval. É composto por dois terraços com vista
para uma escadaria dupla. Este jardim Relata a história a partir do primeiro
roseiras conhecidos na Antiguidade até os que estão no início do século 20 ...
Misterioso e complicado hibridizações . Uma história ilustrada pela graça
natural destes arbustos , a beleza das suas flores e o seu perfume delicado.

- Jardim de Dionísio 
Aqui se encontra uma combinação de arbustos e plantas perenes.

- O jardim secreto
O acesso ao jardim secreto que é através de uma escadaria impressionante
e ornamentado, é inspirado no ideal humanista do Renascimento italiano.
Reaviva o « Secret Garden » , conceito salão vegetal herdados da tradição
medieval .




- o labirinto Robinson 
Um local onde as crianças adoram ficar perdidos num mar de verdura.

- O jardim da Olympus 
Quatro círculos evocam os doze deuses e deusas do Olimpo e as filhas
de Zeus : as doze horas, as nove Musas e as Três Graças . Em frente um
monte Olimpo pode ver a caixa que Zeus deu a Pandora.




- O jardim pré-histórico 
Este jardim é uma evocação da flora existente durante o período Cretáceo
mais de 100 milhões de anos atrás e antes de os dinossauros desapareceram.
Ele explica a evolução da vida vegetal.



Os Jardins românticos



A segunda parte representa maturidade e plenitude - construção
da casa senhorial e desenvolvimento e aperfeiçoamento dos jardins.
Aqui está uma paisagem jardim romântico , onde os sonhos e exotismo
fazem parte da vida quotidiana.




O jardim do Sol Nascente 
Uma combinação suave de mineral , aquático e vegetal. Nesta localidade ,
embalado pela música de uma cachoeira, só beleza abstrata conta -
a de plantas e pedras . As árvores são obras de arte , constantemente
mudando de forma pela poda. Três aspectos de jardins tradicionais
japoneses são evocadas aqui: - o jardim de passeio, o jardim zen e do
jardim de chá.





As inundações luz da manhã deste jardim é uma combinação doce de
mineral ,aquático e na planta. Ele menciona três aspectos da arte de 
jardinagem no Japão.

O primeiro jardim é a expressão figurativa da natureza sagrada ,
reprodução em miniatura do universo, as árvores e arbustos são 
podadas em nuvens eo chão está coberto de musgo, as pedras têm 
tanta importância como as plantas .




Em segundo lugar, jardim seco , expressão refinada do pensamento " Zen "
é o jardim arquetípica da contemplação , as flores estão ausentes para não
distrair a mente , uma ilha do arquipélago das pedras dispostas simboliza o
sol nascente.




O terceiro , o jardim de chá tradicional, ocupa o espaço que circunda o pavilhão
reservado para a cerimônia do chá, na entrada, uma bacia ritual ( tsukubai )
ajuda a purificar as mãos perto de uma hortênsia serrata " Oamacha " tem
a distinção de servir infusão durante o aniversário do nascimento de Buda
 ( 8 de abril). Este jardim é cercado pelo som de uma cachoeira. A cachoeira
alimenta um fluxo gerado por uma ponte vermelha . Uma passagem em
calçada de pedra leva até um grande lanterna de granito.



- O bosque " Decisif " 
Um retiro solitário.

- O jardim de fragrâncias exóticas 
Onde espécies de lugares distantes podem ser encontrados .

- O jardim da Fonte azul 
Sob a folhagem de eucalipto, azul céu, rodeado de tufos de hortênsias
com flores azuis intensos, vamos dar uma primeira cascata. Abre-se para
uma lagoa do jardim. Ela é pontilhada com pedras de granito e composta
de plantas perenes em vários tons de azul. Tufos de Agapanthus,
Delphiniums, The Veronicas, sálvia, asters e buglosses relatado
China estão definidas na borda da bacia. este jardim é composto
unicamente de flores azuis , mas com uma variedade infinita de tons
- símbolo do amor eterno .




- Cova dos carnívoros 
Esta área pantanosa  é habitado por plantas fascinantes que se
alimentam de insectos.

- O jardim das quatro estações
Está situado em frente à mansão . Há quatro canteiros de flores, um
para cada estação . Inverno é simbolizado por plantações com flores 
brancas e mármore branco folhagens, primavera é representada por 
flores pastel,Rosa e azul, o verão, rosas flor de rosas selvagens em 
cores brilhantes, outono , com ouro e roxo.

- O caminho das rosa modernas
Silencioso e fácil de chegar ao castelo do jardim da cidade antiga a pé,
a entrada é forrado com rosas modernas encantos alguns penetrante
perfumada e repita floridas.




Os Jardins do Crepúsculo


A terceira parte oferece uma composição intemporal que representa o
desenvolvimento do jardim , a velhice eo crepúsculo da vida.




- O jardim dos sonhos de uma noite de verão 
Três caixas exibir coleções de Agapanthes , crocosmias , echinaceas e
peônias plantadas em pequenas caixas quadradas .




- O altar da harmonia à noite
contém uma coleção de montanha louro e « moschata » rosas.
A tetraplyon central, oferece vista para os jardins adjacentes.

- O jardim das noites estreladas
Este jardim está escondido na clareira do « pequeno bosque de
confidências » .Aqui as plantas têm folhas pretas e delicadas pétalas 
amarelas . Este jardimtornou-se o santuário de coleções, especialmente 
rododendros e camélias.



- O jardim da lua Vermelha
Peônias e arbustos com folhas que rubor escarlate no Outono podem ser
encontrados neste jardim .

- O jardim do pôr do sol
espelho da fachada norte do castelo, este jardim beneficia os últimos raios
de luz antes de o sol se põe . Contrasta com outros ambientes do parque
pelo seu desenho geométrico "francês". Rodeado por uma sebe de teixo,
um esmalte terraço formando um arco é plantada com plantas floridas para
amarelo intenso: muitas rosas, azáleas e rododendros decíduos anão,
Alstroemeria, daylilies e coreopsis up Paleta principais espécies.
Um canteiro de flores curvo contém plantas que florescem um amarelo vivo .




- O jardim do velho carvalho
que é dominada pela presença de uma árvore de carvalho 300 anos de idade.

O jardim botânico de Haute-Bretagne é um local deslumbrante embalado
pelo som de águas correntes, cheio de côr e de aromas, um lugar encantador.




Site Oficial:
Le Parc Botanique de Haute Bretague

Fontes e Fotos: Wikipedia; www.jardinbretagne.com;
www.jardin-garden.com; www.deco.fr; www.panoramio.com;
www.fans-de-bretagne.com; www.voyageurs-du-net.com;
www.fans-de-bretagne.com_images_5_Foltiere; outros net






Não podendo conhecer ao "vivo" todos os incriveis locais do
nosso planeta, podemos sempre viajar através de fotografias e de texto.
A net é um  meio de alargar os horizontes, de conhecer sitios muitas
 vezes longínquos, outras bem mais pertinho, mas sempre locais
com uma beleza muito especial e própria que encantam o olhar e ajudam
a aliviar a alma das agruras que por vezes me atormentam.
O meu sincero OBRIGADO a todos os fotografos que permitem a todos
nós divagar.





      JARDINS E PALACIOS DE PETERHOF





Na proximidade da cidade de Peterhof, na costa sul do Golfo da Finlândia
a cerca de trinta quilómetros da antiga capital russa, São Petersburgo,
Localizam-se os maravilhosos jardins e Palácios de Peterhof.





O conjunto de palácios e jardins, juntamente com o Centro Histórico de
São Petersburgo, fazem parte do Património Mundial da UNESCO.






Peterhof, que significa em alemão "Corte ou Jardim de Pedro"
é um conjunto de palácios e jardins, distribuidos sob as ordens de Pedro,
o Grande, sendo muitas vezes designado por "Versailles Russo".






O parque Peterhof de cerca de 1000 hectares, com uma densa vegetação,
abriga vários palacetes, villas, pavilhões, esculturas, bem como mais de
cento e vinte fontes, todas elas de grande beleza, arte e imponência.






Do centro do Peterhof partem, radialmente, cinco avenidas que se
dirigem para o mar: as quatro laterais, duplas,conduzem aos pavilhões de
Monplaisir e do Ermitage; a central ladeia a parte esquerda do canal e conduz
a um pequeno pórtico.




A menos de 100 metros das margens do Golfo da Finlândia e no alto
da colina com vista para o mar, ergue-se o Grande Palácio.
O Grande Palácio (Bolshoi Dvorets), é um dos mais belos e 
ricos palácios de toda a Rússia, sendo também conhecido como o
Palácio de Verão, pois era o lugar onde os Czares gostavam de
passar os verões. O núcleo original do Grande Palácio foi criado
para Pedro I da Rússia, pelo francês Alexandre Le Blond.
Este edifício passou a dominar o soberbo declive do Parque Inferior
a partir de 1725, disposto para entreter e acolher os ócios estivais
do casal Imperial, embora por pouco tempo, uma vez que Pedro
faleceu nesse mesmo ano.







No extremo da fachada encontra-se a capela do Palácio Peterhof.
Foi esta a igreja baptismal tradicional, utilizada pelo czar Nicholas e
Alexandra, para batizar os seus filhos.






A Norte, em suave declive para o mar, cortado verticalmente pelo
Canal Marítimo (Morskoi Kanal), abrem-se os Jardins Inferiores ,
um amplo terreno com 1,02 km quadrados, cheio de caminhos
e veredas e povoado com abetos, bétulas, amieiros, tílias, árvores
de fruto e vários tipos de arbustos de adorno.







A maior parte das fontes de Peterhof estão contidas nestes jardins,
assim como vários pavilhões e belos edifícios. 





Grande parte das fontes aqui localizadas exibem um excepcional grau
de criatividade.Um dos desenhos mais notáveis é a Fonte "O Sol". 
Consiste num disco irradiando jactos de água do seu bordo, criando 
uma imagem que lembra os raios do Sol. Toda a sua estrutura gira em 
torno de um eixo vertical, para que a face virada aoSol mude 
constantemente.




Várias fontes foram desenhadas com o objectivo específico de molhar
os visitantes. Duas tomam a forma de árvores esguias com jactos de 
água que se activam quando alguém se aproxima. Outra, semelhante 
a uma sombrinha (Umbrella fountain) com um jogo circular de cadeiras 
dispostas em volta do tronco, solta uma cortina de água a partir da sua 
borda quando alguém entra para se sentar.




Os Jardins Superiores  à semelhança dos inferiores também contêm
várias fontes, de salientar a fonte de Carvalho (Oak fountain), e a fonte se
Neptuno (Neptune fountain).



Os jardins superiores, cobrindo cerca de 15 hectares (40 acres), foram
concebidos como uma espécie de abordagem formal para o Grande Palácio,
cobrindo toda a extensão da fachada sul. O seu ajardinamento, é
completamente diferente dos Jardins Inferiores, estando feitos de acordo
com leis de simetria.




Abaixo da fachada Norte do Grande Palácio fica a Grande Cascata 
(Bolshoi Kaskad)que se estende através do Canal Marítimo até ao 
Báltico, um dos mais extensostrabalhos de água do período Barroco, 
o qual divide os Jardins Inferiores. 




No centro da cascata fica uma gruta artificial com duas escadarias, coberta
no exterior e no interior com pedra castanha talhada. A gruta liga-se ao
palácio por um corredor dissimulado. As fontes da Grande Cascata estão
localizadas abaixo da gruta, de cada um dos seus lados. As suas águas
fluem para um tanque semi-circular, o final do Canal Marítimo alinhado
com a fonte.



Na década de 1730, a grande Fonte de Sansão foi colocada no tanque.
Esta tem um duplo simbolismo ao descrever o momento em que as 
lágrimas de Sansão abrem as mandíbulas do leão, representando a 
vitória da Rússia sobre a Suécia na Grande Guerra do Norte. A partir 
das mandíbulas do leão ergue-se um jacto de água vertical com vinte 
metros de altura, o mais alto de Peterhof. Esta obra de mestre, 
concebida por Mikhail Kozlovsky, foi pilhada pelos invasores
alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Uma réplica da estátua
foi instalada em 1947.




Provavelmente, a maior realização tecnológica de Peterhof consiste no facto
de todas as fontes funcionarem sem o uso de bombas. A água é fornecida
por nascentes naturais e recolhida em reservatórios situados nos Jardins
Superiores. A diferença de elevação cria a pressão que activa as fontes
dos Jardins Inferiores, incluindo a Grande Cascata. A Fonte de Sansão é
abastecida por um aqueduto especial com mais de 4 km., o qual garante
água e pressão a partir de uma fonte mais elevada.




A mesma colina que providencia o cenário para a Grande Cascata aloja duas
outras cascata muito diferentes. A Oeste do Grande Palácio fica a Montanha
Dourada (Zolotaia Gora), decorada com estatuária em mármore que contrasta
com as desordenadas figuras douradas da Grande Cascata. A Este fica a
Montanha de Xadrez (Chess Cascade), uma larga queda de água inclinada,
cuja superfície é coberta por telhas pretas e brancas, como um tabuleiro
de xadrez.





Duas das mais antigas fontes, que sobreviveram à guerra e que mantêm
o seu caráter arquitetônico original, são afonte "Adão" e "Eva".





Estas duas fontes ocupam posições simétricas em cada lado do Canal
Marítimo, cada uma na conjunção de oito caminhos. Cada uma tem 16 
jatos e estão rodeadas por piscinas octogonais.



A abertura oficial das fontes em Peterhof, o que normalmente ocorre no
final de maio, é um festival durante todo o dia, com música clássica, fogos 
de artifício e outras performances, como cada seção de fontes do parque 
está ligado um por um.




A Este dos Jardins Inferiores encontra-se no estilo inglês o Parque de 
Alexandria com as suas estruturas neogóticas do século XIX, ocupando 
uma área de 115 hectares. Em agosto 1825 o Imperador Alexandre Iofereceu 
esta terra para o seu irmão Nicholas, que foi coroado imperador, quatro 
meses depois e deu de presente para a sua esposa Alexandra, daí o nome 
da propriedade. O parque de Alexandria foi criado sob a supervisão dos 
arquitetos Adam Menelaws, José Carlos Magno, Andrei Stakenschneider 
e Eduard Gahn, e os mestres jardineiros Friedrich Wendelsdorf e Peter 
Ehrler. É neste parque que se ergue o Pavilhão de Nicolau I e a Capela 
Gótica (Gothic Chapel - Church of St Alexander Nevsky), mandada 
construir pelo mesmo monarca.





Pavilhão de Nicolau I (Cottage Palace) 
Nicolau I encomendou a Menelaws Adam, um arquitecto e paisagista
escocês, a criação de uma propriedade de estilo Inglês, com um palácio 
"cottage" e casa-fazenda. A Cottage Palace foi concluída em 1829, e 
tornou-se a residência permanente de verão da família do czar.





Capela Gótica 
A Capela Gótica de Peterhof é a mais imponente das estruturas neogóticas
situadas no Parque de Alexandria. Foi desenhada, a pedido de Nicolau I,
pelo elegante arquitecto Karl Friedrich Schinkel, em 1829. A igreja foi erguida
entre 1831 e 1833 sob a direcção de Adam Menelaws e Ludwig Charlemagne.
O escultor Vasily Demut-Malinovsky desenhou 43 figuras de cobre que se
alinham nas paredes.




Entre os edifícios mandados construir por Pedro, o Grande é de salientar
também o Monplaisir,  o Ermitage e o Palácio Marly.



Monplaisir
Monplaisir foi o primeiro pavilhão construído por Pedro, o Grande no
parque dePeterhof. Era aqui que o Pedro tinha o seu Estúdio Marítimo, 
do qual podia ver a Ilha de Kronstadt e São Petersburgo. É o mais elegante 
dos edifícios construídos no parque. É neste pavilhão que se reúne uma 
parte da rica colecção de arteque Pedro, o Grande foi adquirindo durante 
as suas viagens ao estrangeiro.





Ermitage
No extremo oposto do parque em relação a Monplaisir, ergue-se, isolado,
o Ermitage, um pavilhão de dois andares construído entre 1721 e 1727, por I.
Braunstein, também com a intervenção de Pedro, o Grande.





Palácio Marly 
Palácio Marly é a estrutura principal da parte inferior do parque. Embora
não seja grande, ele desempenha um papel importante na composição 
global do parque.Três avenidas principais divergem do palácio cortando 
o parque de oeste para leste. A construção do Palácio Marly começou 
em 1720, sendo um projeto desenhado por Johann Braunstein.




Os jardins de Peterhof com as suas cascatas, fontes e palácios, conjugando
toda a envolvência da natureza com a mestria e arte do homem, são um 
deslumbre para os ollhos e para a alma.






Não podendo conhecer ao "vivo" todos os incriveis locais do nosso planeta,
podemos sempre viajar através de fotografias e de texto. A net é o meu meio
de alargar os horizontes, de conhecer sitios muitas vezes longínquos, outras
bem mais pertinho, mas sempre locais com uma beleza muito especial e
própria que encantam o olhar e ajudam a aliviar a alma das agruras que
por vezes me atormentam. O meu sincero OBRIGADO a todos os fotografos
que permitem a todos nós divagar.


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