quarta-feira, 23 de abril de 2014

PANO DE CHÃO


Roupa velha X pano de chão: nem tudo é útil para limpar a casa


Sacos brancos de algodão são indicados para eliminar a sujeira de qualquer piso; se a ideia é reaproveitar o tecido, opte pelas fraldas ou toalhas, que têm alto poder de absorção.

Tem gente que não desapega da roupa nem quando ela está velha, prefere usar como pano de chão a doar para quem necessita. Se você também acha que qualquer trapo pode ser utilizado para fazer o serviço doméstico, está enganado. Nem toda peça surrada é útil para limpar o piso de uma casa. Dependendo da composição do tecido, a sujeira não é eliminada e a faxina, inútil. Para garantir um chão limpinho, sem sofrimento, saiba qual tipo de pano usar.

No mercado, várias empresas oferecem opções de tecidos com alto poder de absorção, que não soltam pelos e são fáceis de lavar. As características parecem demais para um simples pano de chão, mas o empresário Carlos Velmont Júnior, dono de uma loja de tecidos em São Paulo há 26 anos, afirma que “é importante saber escolher para garantir um serviço eficaz”. 

Especialista no ramo, Júnior diz que não tem como fugir dos sacos alvejados confeccionados 100% de algodão. “São os mais vendidos porque são os melhores para limpar. E sugerimos os duplos”, recomenda, ao afirmar que este tipo de pano pode ser utilizado com qualquer produto de limpeza, porque é resistente, e em todos os pisos: porcelanato, cerâmica, taco, carpete de madeira e os mais rústicos, usados em áreas externas.   

O empresário alerta que o que pode danificar o piso – principalmente os porcelanatos e os laminados – é o tipo de produto, não o pano utilizado para a faxina. “Dependendo do tecido, facilita a limpeza porque elimina melhor a sujeira, absorve mais a água, tira a poeira melhor, mas nenhum pano vai estragar o chão. A menos que a pessoa reaproveite algum jeans ou outra roupa com zíper ou botão. Aí, sim, há perigo de riscar”. 

Enfim, qual trapo reaproveitar para a faxina?
Sabe aquele velho pijama de flanela que, de tão surrado, dá até vergonha de fazer doação? Este pode ser reaproveitado para a limpeza. As flanelas, aliás, são ótimas para tirar o pó, seja do chão ou de qualquer superfície, sem riscar. “São resistentes e fáceis de encontrar em qualquer supermercado”, orienta Júnior. “Nem precisa retalhar o pijama de estimação”, brinca.

Já que a intenção é reutilizar as roupas, as toalhas são bem-vindas. “Muitas donas de casa compram as toalhas mais baratas aqui da loja para utilizar como pano de chão. Elas são felpudas e absorvem muito bem a água, além disso, têm boa durabilidade. Há mulheres que já abandonaram o pano de chão comum, só utilizam mesmo as toalhas”.

As fraldas estão na mesma lista, há muito tempo deixaram de ser são usadas exclusivamente para secar a babinha do bebê. “São mais sensíveis, não duram tanto, mas são ótimas opções para limpar os laminados, por exemplo. Não são indicadas para a limpeza pesada, mas para finalizar um piso com álcool, depois que a casa é aspirada”, indica.  

Camisetas velhas, sem estampa, são excelentes para secar o chão. Isso porque também são feitas de algodão e não deixam nenhum pelo. “Não é bonito, mas é prático”, diz o empresário, ao emendar a proposta de usar aquela blusa de lã super antiga para tirar o pó. “São costumes das nossas mães e avós. Vale lembrar que, atualmente, temos produtos com o mesmo efeito vendidos em qualquer loja de bairro. E não precisamos encher o varal e o armário da lavanderia de trapos”. 

Cuidado especial na hora de lavar 
Até pano de chão tem o modo correto de ser lavado. Não é simplesmente jogar na máquina de lavar e pronto. O ideal, segundo o dono da loja de tecidos, é deixar de molho em um balde com água, sabão em pó e água sanitária, de preferência, de um dia para o outro. “Assim, evita de bater no tanquinho elétrico, que danifica o tecido. Se ficar de molho, é mais fácil tirar a sujeira”.

Outra dica importante para conservar o pano branquinho por mais tempo é não deixar encardir. Como? Não deixe secar sem lavar. À medida que a limpeza é feita, principalmente em ambientes muito sujos, o correto é tirar a sujeira mais pesada com água corrente e já deixar o pano no molho. “Por isso, quem faz faxina, não deve economizar pano de chão. Se cuidar adequadamente, dura por bastante tempo”, conclui Júnior.





font: https://br.mulher.yahoo.com/roupa-velha-x-pano-de-ch%C3%A3o--nem-tudo-%C3%A9-%C3%BAtil-para-limpar-a-casa-151038621.html

COMO ELIMINAR FORMIGAS


Como eliminar as formigas que invadem a casa?




No verão há um aumento significativo das pragas e insetos dentro das casas. O aumento do calor, da umidade do ar e da vegetação são ideais para reprodução desse seres minúsculos e inconvenientes. Entre os mais comuns em residências estão as formigas. Elas andam por tudo, caminham sobre os alimentos, destroem as plantas, estragam equipamentos elétricos. São verdadeiras invasoras! Mas como evitar uma infestação e se livrar delas? Para responder estas e outras questões conversamos com Alessandro Azzoni, conselheiro do CADES (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) e Alexandre Ortega, idealizador da Franquia DDO ("Desencantador de Obras").
Segundo Alexandre Ortega, o aparecimento de formigas nos grandes centros urbanos é muito comum. "Existem cerca de 30 espécies de 'formigas urbanas', desde as muito pequeninas, chamadas 'fantasma' - pequena e quase transparente -, até as bem grandes - pretas ou marrons -, que são a louca e a faraó, que inclusive pica e fica muito dolorido. Por isso o ideal é descobrir qual espécie invadiu a sua residência". Para o Alessandro Azzoni podemos dividi-las em dois grupos: "As endêmicas e as exóticas. As endêmicas procuram por comida, se alojam em plantas e acabam fazendo até um controle ambiental. Já as exóticas procuram exclusivamente por doces e devem ser combatidas, pois além de formarem colônias, podem transmitir doenças".
Acabe com a festa das formigas
Entre os fatores que favorecem o aparecimento e infestação por formigas está a falta de uma higienização correta dos ambientes. "Elas encontram alimento farto dentro das casas e ficam protegidas de seus predadores naturais, por isso acabam fazendo seus ninhos ali", afirma Alexandre Ortega. E para acabar com a festa das formigas e colocar 'ordem na casa', ele explica que o primeiro passo consiste em "adquirir alguns hábitos que são simples e de grande resultado". E depois nos dá algumas dicas como:
- Evitar levar alimentos para a sala ou quarto;
- Evitar deixar restos de alimentos em pratos ou panelas pela casa;
- Limpar todo o ambiente após o preparo de alimentos e após as refeições;
- Manter as lixeiras fechadas;
- Utilizar soluções caseiras nos buraquinhos onde elas fazem os ninhos e fechar definitivamente as frestas com rejunte, massa de vidraceiro ou até mesmo sabão em pasta.
Além disso existem algumas soluções caseiras que podem afastar as formigas, esclarece. O vinagre branco pode ser um grande aliado nessas horas. "Uma boa dica para evitar que elas apareçam é borrifar vinagre branco na cozinha, após a limpeza. O produto afasta as formigas". Outra dica preciosa do especialista é o detergente de cozinha: "Quando as formigas já se instalaram, é preciso verificar por onde elas entram e saem e injetar nos buracos uma solução de água com detergente, com uma seringa. O detergente retira a camada de cera que protege as formigas e elas morrem por desidratação". E complementa: "dentro do açucareiro é só colocar alguns cravos da Índia. Esses podem ser espalhados, em saquinhos de tule, nas gavetas e armários". E também alerta: "Evite colocar veneno, pois é muito perigoso, principalmente se tiver crianças ou animais".
Nada está adiantando, e agora?
Mas se não houver jeito de acabar com a infestação das formigas, o conselheiro do CADES, Alessandro Azzoni sugere o uso de formicidas ou a troca do produto utilizado por um novo, "pois como as formigas vivem em colônias, as sobreviventes podem ficar imunes ao veneno já utilizado. A dica para aplicar o novo veneno é localizar o formigueiro e dispensar uma dose maior". Após as aplicações de veneno os cuidados devem ser redobrados "É necessário evitar a exposição de alimentos doces e descobertos em mesas, pia de cozinha ou superfícies próximas às paredes", complementa.
Para concluir Alessandro Azzoni alerta: "Caso as formigas já tenham invadido sua casa, a melhor maneira de se livrar delas é chamar uma equipe de dedetização, pois provavelmente elas estão imunes ao veneno utilizado anteriormente e necessitam de um método de combate mais agressivo".





font: https://br.mulher.yahoo.com/como-eliminar-formigas-que-invadem-casa-135100315.html

PRODUTO CERTO PARA LIMPAR

Qual é o tipo de produto certo para limpar cada canto da casa?




Limpar a casa nem sempre é uma tarefa fácil. A indústria de produtos, para facilitar a vida das donas de casa, cresce a cada dia, mas nem todos eles ajudarão, alguns prejudicarão a beleza da sua casa e a sua saúde. Mas como saber qual o produto certo para a limpeza de cada canto da casa? Para nos ajudar nessa tarefa conversamos com Carla Roque dos Santos, Coordenadora Operacional da PLURI Segurança e Serviços .
Segundo a especialista, o uso do produto errado pode causar danos à saúde da pessoa que utilizar e estragar a superfície, "dependendo do pH do detergente usado não tem como recuperar a superfície somente trocando". Para exemplificar Carla Roque dos Santos nos explica sobre a escala do pH:
pH 0 - 7 (ácido): utilizado para limpeza de pedras, inox, alumínio, cimento etc.
pH 7 (neutro): quaisquer superfícies laváveis com sujidade leve.
pH 7 - 14 (alcalinos): utilizado para superfícies laváveis com encardidos de gorduras, óleos, graxas, etc.
As donas de casa devem tomar cuidado com alguns produtos em certas superfícies que podem ser contraindicados, como por exemplo:
Detergente com pH 0 a 6 em superfícies de cerâmicas, porcelanato, granito polido, mármore polido, vidros.
Detergente com pH 8 a 14 em superfícies com tintas, vernizes, pisos, impermeabilizados.
De acordo com a coordenadora, para realizar a limpeza devemos nos preocupar com ciclo de sinner (como ilustrado abaixo), além de outros pontos importantes como a diluição dos produtos, classificação dos pisos, uso correto de epi´s (equipamentos de proteção) e seguir orientações do fabricante.
Ciclo Sinner



Cada superfície precisa ser limpa com um tipo de produto, Carla nos cita o pH correto e dá algumas dicas para limpar cada canto da casa:
Móveis de madeira: É recomendável apenas o uso de detergente neutro (não alcalino). O ideal é sempre seguir a recomendação do fabricante.

Carpetes: É utilizado detergente neutro usado especificamente para limpeza de carpete. Este deve produzir espuma abundante e molhar pouco à fibra. Deve-se escolher um detergente de boa qualidade.

Azulejos: Depende do local e área a ser aplicada, em áreas comuns usamos detergente alcalino com pH 8 a 14, nas áreas de saúde utilizamos produtos de acordo com a exigência SCIH / ANVISA.

Vidros: Utilizamos detergente neutro e ou baixa alcalinidade dependente do grau de sujidade.

Banheiros: Depende tipo de limpeza: leve, pesada ou manutenção - utilizamos detergente alcalino com pH 8 a 14 e hipoclorito de sódio separadamente, pois não podemos misturar produtos conforme orientação normas regulamentadora NR32.

Eletrodomésticos: O correto é seguir as orientações do fabricante, geralmente utilizamos detergente neutro
https://br.mulher.yahoo.com/qual-o-tipo-produto-certo-para-limpar-cada-115300023.html




Truques para deixar a casa mais limpa e cuidar das roupas





Quem é que não gosta de aprender um truque ou uma dica nova para facilitar as tarefas domésticas e deixar a casa mais limpinha?

Sueli Rutkowski é especialista em organização doméstica e vive criando técnicas novas para facilitar nossa vida. Sueli também é palestrante e já foi roteirista e apresentadora do quadro “Dicas Incríveis” do programa Eliana, do SBT.

Conheça alguns segredinhos que Sueli ensina no livro “Dicas Incríveis – Truques e segredos para facilitar seu dia a dia” (Ed. Master Pop, 159 págs.; R$ 25) 

1 – Para aumentar a vida útil de suas flores, coloque nos vasos água gelada e bicabornato de sódio (na proporção de dois litros de água para uma colher de café de bicabornato). Acrescente cinco gotas de água sanitária ou amoníaco, para eliminar fungos. Troque a água a cada dois dias.

2 – Para evitar que o espelho do banheiro embace, passe sabão em pedra seco na superfície. Depois, limpe com um pano seco e macio. Essse truque deve durar por aproximadamente sete dias. Após esse período, é necessário repetir o procedimento.

3 – Para pendurar facilmente blusas de linha ou de seda, ou com grandes decotes e pouco ombro, coloque um elástico em cada extremidade do cabide. Assim, elas não escorregarão. 

4 – Como o uso, blusas de lã, linho e acrílico laceiam muito. Para recuperar os punhos esgarçados, mergulhe-os em água quente e seque com o secador de cabelo, com o ar bem quente. Eles voltarão ao tamanho normal. 

5 – Se você lavou uma peça de roupa de lá, linha ou acrílico e ela encolheu, não se desespere. Deixe a peça de molho em um recipiente com água e xampu. Ela voltará ao tamanho normal. 

6 – Para retirar fiapos de cor clara de casacos, ternos, blusas e camisas escuros, use uma esponja de lavar louça. Passe o lado macio da esponja na peça e os fiapos ficarão grudados nela. Limpe-a antes de usar novamente. Dica: Deixe a esponja na lavanderia e use-a antes de passar as roupas. 

7 – Para nós de cadarço difíceis de desatar: coloque um pouco de amido de milho em cima deles. Os nós irão se desfazer com facilidade. 

8  - O zíper emperrou? Passe grafite de lápis em toda a sua extensão que ele irá deslizar facilmente. 

9 – Está com cólica ou sentindo frio e não tem bolsa térmica em casa? Improvise com uma garrafa pet! E só encher  a garrafa com água aquecida. Ela também vira um ótimo massageador de pés. Basta colocar a garrafa sob seus pés e rolá-la de um lado para o outro.

10 – Após lavar as louças, a esponja pode ser um foco de bactérias. Após usá-la, lave-a bem e leve-a ainda úmida ao micro-ondas, em cima de um prato de porcelana ou um refratário de vidro. Aqueça por um minuto, em potência alta. Isso acaba com as bactérias. E lembre-se que a esponja deve ser trocada semanalmente.


11 – Para deixar a casa mais cheirosa, borrife um pouco de uma essência de sua preferência em uma lâmpada de abajur, ainda desligada. Ligue o abajur. Quando a lâmpada aquecer, ela irá exalar um aroma agradável. 
12 – Seu cachorro fez xixi no sofá, almofada ou tapete? Aplique bicabornato de sódio no local e deixe descansar por 30 minutos. Depois, aspire ou escove bem e o cheiro sairá.
13 – Seus óculos estão engordurados? Basta aplicar um pouco de vinagre branco e secar com papel toalha que eles ficarão limpinhos. 

14 – Para desentupir a pia, coloque duas colheres de sopa de bicabornato de sódio no ralo. Depeje em seguida um copo de água fervente. O ideal é fazer esse procedimento à noite, após o jantar, quando a pia não é tão utilizada. 

15 – Para eliminar a poeira do piso, envolva a vassoura com uma meia de seda. A poeira adere à meia sem fazer mais pó. Use meia de seda também para limpar móveis e outras superfícies.





font: https://br.mulher.yahoo.com/truques-para-deixar-a-casa-mais-limpa-e-cuidar-das-roupas.html

POTES DE PLÁSTICOS


Potes de plástico: conservação, limpeza e cuidados




Atualmente, é bem comum comum usar potes para armazenar temperos e condimentos, mantendo, assim, a cozinha organizada. Porém, sempre surgem algumas dúvidas quanto à higienização e conservação desses utensílios. 
Para começar, é importante descartar os potes que estão quebrados e sem tampa e substituí-los por novos, já que eles não servem mais para o uso. "Na hora da compra, procure obter potes com cores diferentes, uma para doces, outra para salgados. Isso facilitará a higienização e evitará odores indesejados. Além disso, é importante que você opte pelos potes de vidro, pois não trazem contaminação aos alimentos. Eles são mais caros, portanto recomendo que faça a substituição gradualmente", diz ela.
A consultora destaca que é importante ter essa preferência, pois os potes de plástico apresentam substâncias químicas em sua composição que fazem mal à saúde. "Caso não tenha outra alternativa, forre-os com papel manteiga, antes de armazenar o alimento" explica a sócia da Reformular Consultoria em Organização.
Para conservá-los em bom estado, não exponha os potes ao sol, seque-os ou deixe-os secar naturalmente. Para evitar que as tampas fiquem tortas, guarde-as em um local plano, sem nenhum objeto em cima delas e também guarde os potes empilhados, sem tampa.
Ainda para deixá-los intactos, Adriana Westerberg explica. "Ao retirar o pote do freezer, passe-o em água corrente antes de abri-lo, para que ele não quebre. Se você preferir, defina potes fixos para um certo tipo de alimento - por exemplo, um pote só para guardar arroz - e identifique-os com etiquetas, para evitar confundir condimentos parecidos e facilitar na hora da procura" diz ela.
Quando for higienizar os potes no dia a dia, o ideal é que se use esponjas diferentes - duas cores distintas, por exemplo - uma para potes que têm gordura e outra para os demais. Porém, a consultora afirma que é preciso ir além do sabão. "Lavar com esponja e sabão não adianta, deve-se separar um dia para higienizar todos os potes de uma maneira mais eficaz", afirma ela.
Formas de higienização para potes de vidro e de plástico
Para facilitar a vida dos leitores, a consultora do Santa Ajuda e da Reformular explica o passo a passo da limpeza dos potes, de acordo com o material que ele é feito.
Potes de vidro: "Separe os potes que serão esterilizados com as tampas correspondentes. Após isso, pegue uma panela e forre o interior dela com um pano de prato. Coloque a panela sobre uma boca do fogão, ligue o fogo e ponha os frascos na panela virados com abertura para baixo. Depois, coloque água na panela e deixe ferver. As tampas de metal devem ser colocadas em outra panela com água, para que ferva por alguns minutos também. Passados os minutos, retire os potes e as tampas das panelas e deixe secar", esclarece ela.
Potes de plástico: "Prepare uma solução com meio litro de água e duas colheres de sopa de sal de frutas. Depois, coloque essa mistura em uma vasilha maior e deposite os potes ali dentro, um por um. Deixe agir por 2 minutos e enxágue. Depois disso, o cheiro vai sair completamente ou ficar bem fraco. Para manter as vasilhas sempre limpas, o ideal é repetir esse procedimento uma vez por semana", finaliza a consultora.




font:https://br.mulher.yahoo.com/potes-pl-stico-conserva-o-limpeza-e-cuidados-112700206.html

ORGANIZAR A GELADEIRA

Como limpar e organizar a geladeira da sua casa




Quem costuma ficar admirado com a arrumação das geladeiras nos anúncios de televisão vai aprender agora a deixar a sua mais limpa, organizada e livres de fungos e bactérias que podem fazer muito mal à saúde.
Como limpar a geladeira de maneira eficiente
De nada adianta ter uma geladeira super organizada e mal higienizada. O primeiro passo é retirar todos os alimentos do eletrodoméstico e colocá-los dentro de uma caixa térmica com gelo para preservá-los. Em seguida, deve-se desligar o refrigerador da tomada e preparar uma solução de um litro de água com dez gotas de detergente neutro. Usando uma esponja macia, aplique todo o conteúdo da solução na parte interna e externa do eletrodoméstico. Não esqueça de retirar as gavetas para higienizá-las melhor. Passe um pano umedecido em seguida.
Outro método eficiente para deixar a geladeira com aparência de nova é uma solução com um copo de vinagre branco e um copo de água. Com um pano, limpe toda parte interna e externa da geladeira, aguarde dez minutos e passe um pano umedecido. Não se esqueça também de limpar a borracha do refrigerador e trocá-la quando necessário.
Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como o Dr. Bactéria da TV, este ritual de limpeza deve ser repetido a cada quinze dias, tanto na geladeira como no freezer. Para acabar com aquele cheiro desagradável que aparece de vez em quando na geladeira, o Dr. Bactéria ensina outra solução: "Com um saquinho de bicarbonato de sódio para cada um copo de 200 ml de água é possível deixar seu refrigerador sem cheiro novamente", revela o biomédico.
Como manter os alimentos na temperatura ideal
A temperatura ideal para armazenar os alimentos dentro da geladeira é abaixo dos 5ºC. No freezer, abaixo dos 18ºC. Existem mais de 250 tipos de doenças que podem ser transmitidas por alimentos mal armazenados e podem causar desde a uma simples diarreia a quadros mais graves, com necessidade de internação. Portanto, lembre-se que alimentos mais perecíveis devem ser conservados na parte superior da geladeira, próximo ao compressor.
Como organizar a geladeira corretamente
Na gaveta superior guarde queijos, manteiga, requeijão, geleia, patê e iogurtes. Já na prateleira superior, próximo ao compressor, coloque frios em vasilhas hermeticamente fechadas, sobremesas, carnes e ovos (dentro da caixa). Na prateleira intermediária é recomendável armazenar sobras de alimentos em potes de plástico (bisfenol free) ou de vidros, todos com tampa. Na prateleira logo acima da gaveta, coloque frutas já higienizadas, prontas para o consumo. Frutas mais macias podem ficar em suas caixas ou bandejas, as frutas mais duras podem ser armazenadas dentro de embalagens plásticas fechadas.
Na gaveta inferior guarde verduras, legumes e folhas, que devem estar já higienizadas para o consumo e embaladas em sacos plásticos hermeticamente fechados. As folhas devem ficar o mais longe possível do compressor para não queimar com o frio. Já a porta da geladeira é o lugar ideal para colocar água, embalagens de sucos, leite, refrigerantes, maionese, ketchup, mostarda e alimentos em conserva.
Erros mais comuns Ainda existem muitas pessoas que têm o hábito de guardar os ovos na porta da geladeira. O correto é manter os ovos sob refrigeração constante no interior da geladeira, na primeira prateleira superior, para não sofrer com oscilações de temperatura.
Outro erro muito comum é descongelar alimentos em temperatura ambiente, em cima da pia, por exemplo. O certo é colocar o alimento na prateleira inferior da geladeira para que ele descongele aos poucos, livre do perigo de contaminação.
Não armazene alimentos dentro de panelas na geladeira. Estudos apontam que alguns tipos de panelas podem liberar metais durante a preparação do alimento (saiba mais clicando aqui). Prefira colocá-los dentro de potes de vidros, os mais indicados pelos especialistas.



font: https://br.mulher.yahoo.com/como-limpar-e-organizar-geladeira-da-sua-casa-135300361.html

MUDAR DE CASA

Como mudar de casa sem se estressar




Sim, é possível mudar de casa sem estresse! Com planejamento e organização você pode evitar aborrecimentos e passar por este período de transição de maneira calma e prática. O primeiro passo é encontrar o melhor lugar para morar e resolver as questões burocráticas. Em seguida, é hora de contratar profissionais especializados para realizar pequenos reparos, pintura e acabamentos, além de colocar em dia a dedetização, caso o novo endereço seja próprio.
Caso o imóvel seja alugado, é importante saber que segundo a Lei do Inquilinato (8.245/1991) os serviços de manutenção são de responsabilidade do inquilino e as reformas estruturais ficam a cargo dos proprietários. O locador deve entregar o imóvel em condições de uso para o locatário, que deve devolvê-lo no estado em que o recebeu.
O melhor dia para realizar a mudança 
Chegou o momento de marcar a data da mudança. Agora é fundamental levar em consideração alguns pontos antes de acertar o dia: se a casa está apta a receber os novos moradores com oferta de água, luz e gás e se serviços de pintura e acabamentos já foram realizados, além da dedetização e da limpeza. Certifique-se também de que as tomadas, torneiras e descargas do imóvel estão funcionando normalmente.
O ideal é agendar a mudança sempre contando com atrasos e imprevistos. "Não dá para ter certeza de que o marceneiro, por exemplo, entregará os móveis no prazo acertado e marcar a mudança para o dia seguinte. O melhor é se mudar aos poucos, já com os móveis novos montados e toda a infraestrutura organizada para receber a família. Sempre é muito melhor 'acampar' no atual endereço do que em um ambiente desconhecido", garante a especialista.
Como escolher a transportadora
Para evitar imprevistos com a disponibilidade de datas, é melhor começar a pesquisar e solicitar orçamentos a transportadoras com cerca de dois meses de antecedência em relação ao dia da mudança. A pesquisa pode começar na internet, mas não esqueça de pedir indicações de familiares e amigos.
Algumas transportadoras cobram por viagem, outras por distância ou pela quantidade de móveis. Antes de fechar o serviço, certifique-se do limite de caixas e de volumes acordado e se estão incluídos no contrato os materiais para embalar, os ajudantes para carregar a mobília e as caixas, além do seguro do itens que serão transportados. Há ainda empresas no mercado que disponibilizam o serviço de embaladores.
Realize diversos orçamentos, de preferência com transportadoras de médio e grande porte, para não cair em nenhuma cilada. "É comum sumir objetos após a mudança, portanto cuidado com empresas pequenas, sem nome conhecido só pensando em economizar", afirma Ingrid Lisboa.
Antes da mudança
Um mês antes da mudança é hora de realizar a alteração do endereço da correspondência, principalmente em bancos, companhias de cartões de crédito e empresas de assinatura de jornais e revistas por assinatura. Já na semana anterior da mudança solicite a transferência dos serviços de telefone, TV por assinatura e internet para a casa nova.
Uma outra dica da personal organizer Ingrid é começar a fazer o descarte dos móveis, objetos e roupas que você não quer mais antes da mudança para aproveitar mais o tempo na organização da casa nova. Uma dica interessante é vender os artigos para um brechó ou doar os itens para uma instituição de caridade.
Para quem precisa conseguir as caixas para embalar a mudança, o supermercado mais próximo de casa é o endereço certo. Faça amizade com os funcionários e peça as caixas de papelão que não terão mais utilidade. Você pode repetir o mesmo procedimento na farmácia, no mercadinho da esquina, etc. Sempre escolha as caixas pequenas e médias para facilitar o transporte e evitar acidentes.
Na hora de começar a encaixotar os objetos, dê preferência por aqueles que você e sua família menos utilizam no dia a dia. Mais uma dica: ao preencher uma caixa, lacre-a com fita adesiva e escreva do lado de fora o que está dentro e para qual cômodo esta caixa deve ser levada. Por exemplo: Cozinha - Panelas.
As aberturas das caixas, tanto em cima como embaixo, devem ser lacradas com cuidado. Objetos frágeis devem ser envolvidos em plástico bolha e em suas caixas deve ser escrita a palavra frágil em letras grandes em vermelho para chamar a atenção.
Outra dica importante: Não desmonte os móveis que podem ser carregados e caibam por inteiro no caminhão da transportadora. Defina antes o que precisa ser desmontado. Para proteger a geladeira, a máquina de lavar, a televisão e outras peças maiores contra possíveis arranhões enrole-os em mantas ou cobertores antigos.
E não se esqueça de consumir ao máximo os alimentos abertos na geladeira na semana da mudança para evitar o desperdício.
No dia da mudança
Objetos de uso pessoal, documentos, joias e outras peças pequenas de valor devem ser levadas com você por questões de segurança. A personal organizer recomenda a contratação de empresas de transporte com experiência em mudanças internacionais para quem possui obras de arte ou antiguidades em casa. As peças devem ser fotografadas para comprovar o estado de cada item antes da mudança e, assim, facilitar o pagamento do seguro em casos de acidentes.
Prepare uma bolsa ou maleta com duas mudas de roupa, um jogo de cama e de banho, além de objetos de higiene pessoal para cada membro da família. Também prepare um kit cozinha com papel toalha, pano de prato, detergente e esponja. Não esqueça de preparar um farnel com frutas, sanduíches, sucos e água para beliscar e fazer as refeições em algum lugar próximo de casa. Não esqueça de separar alguns talheres, pratos e copos para o uso comum.
O primeiro dia de mudança é confuso e agitado para todos, sobretudo para as crianças. Combine de deixá-los na casa de algum parente ou amiguinho neste dia para que eles não fiquem estressados. Especialistas recomendam que os pais conversem com os filhos para avisar sobre a mudança com antecedência para que o choque da notícia seja amenizado. O ideal é pedir a ajuda deles em tarefas mais simples e deixá-los participar com sugestões para a decoração da casa nova.
Os cuidados especiais neste dia devem incluir os animais de estimação, que ficarão melhores longe de toda essa movimentação. O proprietário deve optar por deixá-lo na casa de algum familiar ou amigo, de preferência no mesmo lugar das crianças para que eles se sintam mais confortáveis. Algumas clínicas veterinárias disponibilizam serviço de hospedagem para os bichanos e ainda existem hotéis especializados em cuidar de animais domésticos durante a ausência dos donos.
Depois da mudança
Depois da última viagem do caminhão da transportadora é hora de respirar fundo e começar a colocar as coisas em ordem. É normal ficar nervoso com tantas caixas espalhadas pela casa, mas calma. Resista a tentação de desencaixotar tudo o mais rápido possível e guardar as coisas de qualquer maneira só para ter a falsa ideia de que está tudo arrumado.
"É normal ficar ansioso para colocar tudo em ordem, mas não adianta enfiar as coisas todas dentro dos armários e deixar tudo desarrumado. A mudança de uma família com filhos pequenos dificilmente será finalizada em poucos dias", ensina Ingrid Lisboa.
A regra é priorizar quais cômodos serão organizados em primeiro lugar para conseguir habitar com o mínimo de conforto o novo lar. A dica da personal organizer é começar pela cozinha e a despensa, passando pelo banheiro e o quarto das crianças. Caso você trabalhe em casa, dê prioridade também ao seu home office.
Para aqueles que não possuem tempo para organizar a casa depois da mudança, uma boa dica é contratar o serviço de um profissional para colocar tudo em seu lugar de maneira prática e mais rápida. O personal organizer pode passar até oito horas por dia nas residências de clientes e ainda oferece soluções de organização personalizadas para todos os cômodos, respeitando as necessidades e o estilo de vida dos moradores.



font: https://br.mulher.yahoo.com/como-mudar-casa-sem-se-estressar-143300202.html

ROUPAS DE CAMA


Falta de cuidados com a roupa de cama pode acarretar problemas de saúde



Se você gosta de deitar em uma cama macia, cheirosa, lisinha, aconchegante e saudável e não sabe por onde começar, Personal Organizers - especialistas em arrumação - podem te dar uma mãozinha! Veja algumas dicas para deixar a roupa de cama nota 10.
Para começar, é importante saber que a qualidade do tecido da roupa de cama faz toda diferença! "Quando são de boa qualidade eles duram mais.
O tecido mais indicado para as roupas de cama, segundo Cristiane Alberto,  são os de algodão e malha. "Além de serem tecidos leves, na maioria das vezes, não causam alergias. Além disso, são de fácil manutenção e não costumam deformar na lavagem". Assim, as bolinhas passam longe e você se sente bem!
E para manter as roupas de cama sempre saudáveis, a troca da roupa de cama deve ser feita semanalmente, a não ser que haja necessidade de trocar mais vezes. No caso das fronhas, é melhor ter um jogo extra: as trocas deveriam ser feitas duas vezes por semana. E estar guardada não significa estar livre de sujeiras. Aquelas roupas de cama que você menos usa e que ficam no armário também merecem água e sabão pelo menos de seis em seis meses.
Quem gosta de um aroma a mais na roupa de cama pode contar com essências suaves que a deixam perfumada. Essas águas de cheiro podem ser encontradas até nos supermercados. "Coloca-se no ferro de passar a vapor ou borrifa-se um pouco nas peças a serem passadas", sugere Cristiane.

Lavagem deve respeitar as especificações
A lavagem das roupas de cama é um capítulo à parte. Para evitar as temidas e nada aconselháveis bolinhas, Cris e Dete orientam respeitar a forma de lavar e de secar que vêm especificadas na etiqueta do produto. "Não misture com peças que soltem fiapos ou pelos. Procure adequar peças iguais na lavagem e nunca misture peças escuras com claras. Separe-as", sugere Bernardete.

Fronhas merecem cuidado especialFronha cheirosa é o sonho de todo mundo, não é mesmo?. Então, nada melhor do que lavá-la com regularidade, conforme explica Cristiane Alberto. "Nós transpiramos durante a noite e nosso cabelo fica em contato diretamente com o tecido. A oleosidade dos cabelos é transferida para a fronha e, para quem dorme de boca aberta, pode deixar escorrer saliva na fronha, causando mau cheiro e sujidade", diz.
A falta de cuidados com as roupas de cama, principalmente com as fronhas, pode acarretar diversos problemas de saúde. A médica otorrinolaringologista Patricia Paula Santoro, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que o grande problema de saúde associado à falta de higienização da roupa de cama está relacionado aos quadros como rinite, asma, bronquite. "Estes quadros são potencialmente graves, uma vez que crises de alergia geram um processo inflamatório agudo, que pode evoluir para casos de obstrução nasal, tosse, falta de ar. Pode também evoluir para quadros de infecção bacteriana secundária, como sinusites, bronquites infectadas e pneumonias, levando à necessidade de tratamento com anti-inflamatórios potentes (a base de cortisona), antibióticos e medidas de suporte para tratar a falta de ar, sendo situações de grande impacto na qualidade de vida, não podendo ser subestimadas", pontua.
Ácaro: o maior inigimo dos alérgicos
Mas porque tudo isso pode acontecer? Simples! Por causa dos ácaros que se acumulam na cama. "Eles são animais microscópicos, que vivem dentro dos domicílios, próximos ao homem, uma vez que se utilizam das descamações de pele humana como principal fonte alimentar. Durante a noite, descamamos pele e, portanto, o ambiente de escolha para proliferação dos ácaros é a nossa cama, em especial o colchão, travesseiro e roupas de cama", esclarece Patrícia. Por isso, para os alérgicos, é praticamente a terceira guerra mundial aquela convenção de ácaros!
Então, para diminuir o incômodo, o quarto e as roupas de cama precisam estar sempre limpos, muito bem arejados e, de preferência, pegar sol. Mas, como fazer? A especialista Cristiane aconselha a deixar a janela aberta vez ou outra e aproveitar o dia da troca dos lençóis para deixar a cama respirar. "Deixe a cama sem arrumar. Isso ajuda muito para mandar os ácaros embora", observa, completando: "Pelo menos uma vez por mês, tire o colchão do lugar e deixe-o apanhar sol de um lado e do outro", ensina.

A médica Patricia lembra que, para ajudar a eliminar os ácaros, pode-se utilizar produtos acaricidas. Eles são encontrados em lojas especializadas para pacientes alérgicos. Outra medida importante seria deixar as roupas de molho em água com temperatura elevada (acima dos 50°C) ou usar a secadora. "Vale notar que temperaturas elevadas auxiliam a eliminar os ácaros", diz.
Roupas de cama precisam ser passadas?
Muita gente se pergunta: preciso mesmo passar roupa de cama? Isso vai depender muito do tecido! Deitar em uma cama com um lençol todo amassado, não dá, não é? E mais: se é uma forma de ajudar a eliminar os ácaros, porque não?
Na hora de guardar, seja cuidadosa. Sacos são uma boa opção para acomodar as roupas de cama. "Sacos, desde que sejam de TNT, são bons pois arejam e não deixam a roupa de cama exposta ao pó. Principalmente as de pouco uso", pontua Bernardete. Já Cristiane Alberto sugere os sacos a vácuo. "Além de ocuparem pouco espaço, as roupas se mantêm cheirosas", lembra.
Organizando a cama
Já lavou, já passou, já perfumou. Agora, é hora de arrumar a cama. Como fazer? Cristiane ensina. "Em primeiro lugar, estenda sobre a cama um lençol, chamado lençol de baixo, de preferência com elástico. Isso vai deixar a cama mais esticadinha. Em seguida, use o lençol de cima e coloque as fronhas nos travesseiros. Sobre o lençol de cima você pode colocar um edredom ou uma manta".
Para ajudar a ter uma cama saudável, a médica Patrícia sugere que sejam usadas capas impermeáveis à passagem de ácaros ou suas excreções, tanto no colchão quanto nos travesseiros. "Estas capas são de silicone bem fino e impedem o contato do ácaro com as regiões mais profundas da espuma de colchões e travesseiros. Elas devem ser lavadas a cada três ou quatro semanas e podem ser encontradas em lojas especializadas em artigos para alérgicos", observa.
Além de tudo isso, para quem quer se deitar em uma cama bem cheirosa, macia e sem bolinhas, as especialistas dão outras dicas:
1. Lave a roupa de cama com frequência;
2. Observe na etiqueta do produto instruções para conservação;
3. Não misture cores e tecido;
4. Compre sempre um tecido de boa qualidade;
5. Passe usando água perfumada;
6. Mantenha os conjuntos de lençol e fronha organizado;
7. Não guarde em embalagens plástica;
8. Mantenha o local em que a roupa de cama é guardada sempre limpo e arejado. Coloque sachês ou sabonetes perto das roupas de cama. Assim elas ficarão sempre cheirosas!







font : https://br.mulher.yahoo.com/falta-cuidados-com-roupa-cama-pode-acarretar-problemas-125200165.html
ttps://br.mulher.yahoo.com/video/simples-assim-diferença-entre-os-141405084.html

GUARDA-ROUPA DO CASAL


Como organizar o guarda-roupa do casal



Existem algumas situações extremamente comuns para casais que dividem o mesmo guarda-roupa. Afinal, quem nunca abriu a porta do armário e foi atingido por uma avalanche de roupas? Outra situação corriqueira, principalmente entre as mulheres, é ter o armário repleto de peças, mas reclamar por não saber o que vestir. A falta de organização gera atrasos, estresse e ainda faz com que usemos sempre o mesmo grupo de roupas no dia a dia. Sem mencionar as reclamações do marido por você estar invadindo o espaço dele no closet.
Um guarda-roupa sempre arrumado nos permite ter uma boa visualização do espaço, das peças expostas e do número de combinações que podemos montar, multiplicando assim as possibilidades de novos looks. Além disso, saber o que realmente possuímos nos permite identificar o que está faltando e até evitar compras exageradas e repetidas.
personal organizer Joana D`arc Souza explica que o ponto de partida para qualquer arrumação é selecionar as peças pelo critério de uso e estado de conservação. "O ideal é retirar todas as roupas, sapatos e acessórios e separar o que você não usa mais, o que não têm mais um bom caimento no corpo ou o que está com algum defeito". Os itens separados podem ser vendidos em brechós ou doados a alguma instituição de caridade. O importante é abrir espaço para a arrumação e, quem sabe, até para algumas peças novas.
Divisão justa do espaço
Nós, mulheres, costumamos ter mais roupas do que os homens, além de acessórios como bolsas,echarpes, cachecóis, lenços, chapéus, etc. Mas para evitar possíveis atritos, caso o seu companheiro não faça o estilo compreensivo, é melhor que a divisão seja realizada em partes iguais.
É possível organizar o armário de maneiras diferentes, dependendo das preferências de cada um. Alguns profissionais recomendam que as peças sejam guardadas por tipo de peça, roupas de estação, ocasião, pelas mais usadas e até por ordem de cor. "Não há uma resposta padrão, pois a organização deve seguir as necessidades de cada pessoa", ressalta Joana D`arc Souza.
Uma boa dica é colocar em um lugar mais acessível as peças mais usadas que servem para a atual estação. É importante lembrar de remanejar a posição das roupas a cada troca de estação para encontrar mais rápido a peça desejada.
Nos cabides
No guarda-roupa feminino os cabides podem ser usados para pendurar blusas, camisas, saias, calças sociais, casacos, jaquetas, tailleurs e blazers. Os vestidos podem ser dobrados ao meio na hora de pendurar, caso sejam muito longos. Os homens podem pendurar camisas, camisetas, calças sociais, ternos, casacos, jaquetas e blazers.
A escolha dos cabides é importantíssima, segundo a opinião da maioria dos profissionais de organização. O mercado está repleto de opções: de plástico, acrílico, cromados, madeira, coloridos, etc. Mais uma dica super útil é escolher um ou no máximo dois tipos de cabides para que o seu closetnão fique parecendo um carro alegórico. O ideal é escolher peças do mesmo estilo, tamanho, altura e cor.
"Os cabides ocupam menos espaço e são mais fáceis de manusear quando dispostos na mesma direção, com o gancho virado para dentro. Prefira pendurar apenas uma roupa por cabide para não danificar a peça", alerta a personal organizer. E atenção, trajes de tricô e de algodão cru podem ser avariados, caso sejam pendurados. O mais indicado é guardá-los dobrados.
Casacos de couro também precisam de atenção redobrada. Envolva os casacos com tecidos respiráveis. Não os armazene dentro de plásticos para que as peças não fiquem ressecadas. Utilize uma capa feita de malha, por exemplo. Prefira usar cabides resistentes de madeira ou acolchoados para pendurar os casacos de couro para que a peça não perca o seu formato original.
Nas gavetas
As gavetas são ideais para guardar peças menores e que não amassam com tanta facilidade, como pijamas, camisolas, roupas de academia, saídas de praia, biquínis, maiôs, sungas, roupas íntimas, meias, gravatas, cintos, camisetas e shorts.
Peças produzidas com materiais como algodão, linho, lã e tecidos acrílicos podem ser embaladas a vácuo, pois são tecidos de fibras que não se quebram. Já roupas de seda, viscose, acetato e alguns tipos de poliéster podem ser danificadas para sempre, caso sejam embaladas desta maneira. Edredons também não devem passar por este procedimento a fim de preservar a integridade de sua manta interna.
Nas prateleiras
Jogos de banho e de cama podem ser guardados nas prateleiras. Agrupe as peças de cada jogo e separe-as pela cor. As peças avulsas podem ser empilhadas seguindo uma ordem crescente de tonalidades.
As prateleiras são indicadas para a organização de roupas de tricô, malhas, calças jeans e moletons. As bolsas também podem ficar nas prateleiras, agrupadas por frequência de uso, cor e tamanho.
Quem não possui sapateira pode acomodar os calçados nas prateleiras dentro de caixas de plástico com furos ou sacos de TNT e ainda de filó para preservar a sua ventilação e evitar a proliferação de fungos. Na última prateleira, que costuma ser maior, coloque as botas em pé com garrafas pet dentro para que a sua estrutura não sofra nenhum dano. Uma última dica: os sapatos não devem ser mantidos em ambientes fechados logo depois de utilizados. O recomendável é esperar seis horas antes de guardá-los para que fiquem secos e livres da umidade do suor.


Entenda o que significam os símbolos das etiquetas de roupas


Simples Assim - Bolinhas nas roupas




font: https://br.mulher.yahoo.com/video/simples-assim-bolinhas-nas-roupas-134815844.html
https://br.mulher.yahoo.com/entenda-o-que-significam-os-s%C3%ADmbolos-das-etiquetas-de-roupas-121832758.html
https://br.mulher.yahoo.com/como-organizar-o-guarda-roupa-casal-122600955.html