quarta-feira, 23 de abril de 2014

MUDAR DE CASA

Como mudar de casa sem se estressar




Sim, é possível mudar de casa sem estresse! Com planejamento e organização você pode evitar aborrecimentos e passar por este período de transição de maneira calma e prática. O primeiro passo é encontrar o melhor lugar para morar e resolver as questões burocráticas. Em seguida, é hora de contratar profissionais especializados para realizar pequenos reparos, pintura e acabamentos, além de colocar em dia a dedetização, caso o novo endereço seja próprio.
Caso o imóvel seja alugado, é importante saber que segundo a Lei do Inquilinato (8.245/1991) os serviços de manutenção são de responsabilidade do inquilino e as reformas estruturais ficam a cargo dos proprietários. O locador deve entregar o imóvel em condições de uso para o locatário, que deve devolvê-lo no estado em que o recebeu.
O melhor dia para realizar a mudança 
Chegou o momento de marcar a data da mudança. Agora é fundamental levar em consideração alguns pontos antes de acertar o dia: se a casa está apta a receber os novos moradores com oferta de água, luz e gás e se serviços de pintura e acabamentos já foram realizados, além da dedetização e da limpeza. Certifique-se também de que as tomadas, torneiras e descargas do imóvel estão funcionando normalmente.
O ideal é agendar a mudança sempre contando com atrasos e imprevistos. "Não dá para ter certeza de que o marceneiro, por exemplo, entregará os móveis no prazo acertado e marcar a mudança para o dia seguinte. O melhor é se mudar aos poucos, já com os móveis novos montados e toda a infraestrutura organizada para receber a família. Sempre é muito melhor 'acampar' no atual endereço do que em um ambiente desconhecido", garante a especialista.
Como escolher a transportadora
Para evitar imprevistos com a disponibilidade de datas, é melhor começar a pesquisar e solicitar orçamentos a transportadoras com cerca de dois meses de antecedência em relação ao dia da mudança. A pesquisa pode começar na internet, mas não esqueça de pedir indicações de familiares e amigos.
Algumas transportadoras cobram por viagem, outras por distância ou pela quantidade de móveis. Antes de fechar o serviço, certifique-se do limite de caixas e de volumes acordado e se estão incluídos no contrato os materiais para embalar, os ajudantes para carregar a mobília e as caixas, além do seguro do itens que serão transportados. Há ainda empresas no mercado que disponibilizam o serviço de embaladores.
Realize diversos orçamentos, de preferência com transportadoras de médio e grande porte, para não cair em nenhuma cilada. "É comum sumir objetos após a mudança, portanto cuidado com empresas pequenas, sem nome conhecido só pensando em economizar", afirma Ingrid Lisboa.
Antes da mudança
Um mês antes da mudança é hora de realizar a alteração do endereço da correspondência, principalmente em bancos, companhias de cartões de crédito e empresas de assinatura de jornais e revistas por assinatura. Já na semana anterior da mudança solicite a transferência dos serviços de telefone, TV por assinatura e internet para a casa nova.
Uma outra dica da personal organizer Ingrid é começar a fazer o descarte dos móveis, objetos e roupas que você não quer mais antes da mudança para aproveitar mais o tempo na organização da casa nova. Uma dica interessante é vender os artigos para um brechó ou doar os itens para uma instituição de caridade.
Para quem precisa conseguir as caixas para embalar a mudança, o supermercado mais próximo de casa é o endereço certo. Faça amizade com os funcionários e peça as caixas de papelão que não terão mais utilidade. Você pode repetir o mesmo procedimento na farmácia, no mercadinho da esquina, etc. Sempre escolha as caixas pequenas e médias para facilitar o transporte e evitar acidentes.
Na hora de começar a encaixotar os objetos, dê preferência por aqueles que você e sua família menos utilizam no dia a dia. Mais uma dica: ao preencher uma caixa, lacre-a com fita adesiva e escreva do lado de fora o que está dentro e para qual cômodo esta caixa deve ser levada. Por exemplo: Cozinha - Panelas.
As aberturas das caixas, tanto em cima como embaixo, devem ser lacradas com cuidado. Objetos frágeis devem ser envolvidos em plástico bolha e em suas caixas deve ser escrita a palavra frágil em letras grandes em vermelho para chamar a atenção.
Outra dica importante: Não desmonte os móveis que podem ser carregados e caibam por inteiro no caminhão da transportadora. Defina antes o que precisa ser desmontado. Para proteger a geladeira, a máquina de lavar, a televisão e outras peças maiores contra possíveis arranhões enrole-os em mantas ou cobertores antigos.
E não se esqueça de consumir ao máximo os alimentos abertos na geladeira na semana da mudança para evitar o desperdício.
No dia da mudança
Objetos de uso pessoal, documentos, joias e outras peças pequenas de valor devem ser levadas com você por questões de segurança. A personal organizer recomenda a contratação de empresas de transporte com experiência em mudanças internacionais para quem possui obras de arte ou antiguidades em casa. As peças devem ser fotografadas para comprovar o estado de cada item antes da mudança e, assim, facilitar o pagamento do seguro em casos de acidentes.
Prepare uma bolsa ou maleta com duas mudas de roupa, um jogo de cama e de banho, além de objetos de higiene pessoal para cada membro da família. Também prepare um kit cozinha com papel toalha, pano de prato, detergente e esponja. Não esqueça de preparar um farnel com frutas, sanduíches, sucos e água para beliscar e fazer as refeições em algum lugar próximo de casa. Não esqueça de separar alguns talheres, pratos e copos para o uso comum.
O primeiro dia de mudança é confuso e agitado para todos, sobretudo para as crianças. Combine de deixá-los na casa de algum parente ou amiguinho neste dia para que eles não fiquem estressados. Especialistas recomendam que os pais conversem com os filhos para avisar sobre a mudança com antecedência para que o choque da notícia seja amenizado. O ideal é pedir a ajuda deles em tarefas mais simples e deixá-los participar com sugestões para a decoração da casa nova.
Os cuidados especiais neste dia devem incluir os animais de estimação, que ficarão melhores longe de toda essa movimentação. O proprietário deve optar por deixá-lo na casa de algum familiar ou amigo, de preferência no mesmo lugar das crianças para que eles se sintam mais confortáveis. Algumas clínicas veterinárias disponibilizam serviço de hospedagem para os bichanos e ainda existem hotéis especializados em cuidar de animais domésticos durante a ausência dos donos.
Depois da mudança
Depois da última viagem do caminhão da transportadora é hora de respirar fundo e começar a colocar as coisas em ordem. É normal ficar nervoso com tantas caixas espalhadas pela casa, mas calma. Resista a tentação de desencaixotar tudo o mais rápido possível e guardar as coisas de qualquer maneira só para ter a falsa ideia de que está tudo arrumado.
"É normal ficar ansioso para colocar tudo em ordem, mas não adianta enfiar as coisas todas dentro dos armários e deixar tudo desarrumado. A mudança de uma família com filhos pequenos dificilmente será finalizada em poucos dias", ensina Ingrid Lisboa.
A regra é priorizar quais cômodos serão organizados em primeiro lugar para conseguir habitar com o mínimo de conforto o novo lar. A dica da personal organizer é começar pela cozinha e a despensa, passando pelo banheiro e o quarto das crianças. Caso você trabalhe em casa, dê prioridade também ao seu home office.
Para aqueles que não possuem tempo para organizar a casa depois da mudança, uma boa dica é contratar o serviço de um profissional para colocar tudo em seu lugar de maneira prática e mais rápida. O personal organizer pode passar até oito horas por dia nas residências de clientes e ainda oferece soluções de organização personalizadas para todos os cômodos, respeitando as necessidades e o estilo de vida dos moradores.



font: https://br.mulher.yahoo.com/como-mudar-casa-sem-se-estressar-143300202.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário