quarta-feira, 23 de abril de 2014

ROUPAS DE CAMA


Falta de cuidados com a roupa de cama pode acarretar problemas de saúde



Se você gosta de deitar em uma cama macia, cheirosa, lisinha, aconchegante e saudável e não sabe por onde começar, Personal Organizers - especialistas em arrumação - podem te dar uma mãozinha! Veja algumas dicas para deixar a roupa de cama nota 10.
Para começar, é importante saber que a qualidade do tecido da roupa de cama faz toda diferença! "Quando são de boa qualidade eles duram mais.
O tecido mais indicado para as roupas de cama, segundo Cristiane Alberto,  são os de algodão e malha. "Além de serem tecidos leves, na maioria das vezes, não causam alergias. Além disso, são de fácil manutenção e não costumam deformar na lavagem". Assim, as bolinhas passam longe e você se sente bem!
E para manter as roupas de cama sempre saudáveis, a troca da roupa de cama deve ser feita semanalmente, a não ser que haja necessidade de trocar mais vezes. No caso das fronhas, é melhor ter um jogo extra: as trocas deveriam ser feitas duas vezes por semana. E estar guardada não significa estar livre de sujeiras. Aquelas roupas de cama que você menos usa e que ficam no armário também merecem água e sabão pelo menos de seis em seis meses.
Quem gosta de um aroma a mais na roupa de cama pode contar com essências suaves que a deixam perfumada. Essas águas de cheiro podem ser encontradas até nos supermercados. "Coloca-se no ferro de passar a vapor ou borrifa-se um pouco nas peças a serem passadas", sugere Cristiane.

Lavagem deve respeitar as especificações
A lavagem das roupas de cama é um capítulo à parte. Para evitar as temidas e nada aconselháveis bolinhas, Cris e Dete orientam respeitar a forma de lavar e de secar que vêm especificadas na etiqueta do produto. "Não misture com peças que soltem fiapos ou pelos. Procure adequar peças iguais na lavagem e nunca misture peças escuras com claras. Separe-as", sugere Bernardete.

Fronhas merecem cuidado especialFronha cheirosa é o sonho de todo mundo, não é mesmo?. Então, nada melhor do que lavá-la com regularidade, conforme explica Cristiane Alberto. "Nós transpiramos durante a noite e nosso cabelo fica em contato diretamente com o tecido. A oleosidade dos cabelos é transferida para a fronha e, para quem dorme de boca aberta, pode deixar escorrer saliva na fronha, causando mau cheiro e sujidade", diz.
A falta de cuidados com as roupas de cama, principalmente com as fronhas, pode acarretar diversos problemas de saúde. A médica otorrinolaringologista Patricia Paula Santoro, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que o grande problema de saúde associado à falta de higienização da roupa de cama está relacionado aos quadros como rinite, asma, bronquite. "Estes quadros são potencialmente graves, uma vez que crises de alergia geram um processo inflamatório agudo, que pode evoluir para casos de obstrução nasal, tosse, falta de ar. Pode também evoluir para quadros de infecção bacteriana secundária, como sinusites, bronquites infectadas e pneumonias, levando à necessidade de tratamento com anti-inflamatórios potentes (a base de cortisona), antibióticos e medidas de suporte para tratar a falta de ar, sendo situações de grande impacto na qualidade de vida, não podendo ser subestimadas", pontua.
Ácaro: o maior inigimo dos alérgicos
Mas porque tudo isso pode acontecer? Simples! Por causa dos ácaros que se acumulam na cama. "Eles são animais microscópicos, que vivem dentro dos domicílios, próximos ao homem, uma vez que se utilizam das descamações de pele humana como principal fonte alimentar. Durante a noite, descamamos pele e, portanto, o ambiente de escolha para proliferação dos ácaros é a nossa cama, em especial o colchão, travesseiro e roupas de cama", esclarece Patrícia. Por isso, para os alérgicos, é praticamente a terceira guerra mundial aquela convenção de ácaros!
Então, para diminuir o incômodo, o quarto e as roupas de cama precisam estar sempre limpos, muito bem arejados e, de preferência, pegar sol. Mas, como fazer? A especialista Cristiane aconselha a deixar a janela aberta vez ou outra e aproveitar o dia da troca dos lençóis para deixar a cama respirar. "Deixe a cama sem arrumar. Isso ajuda muito para mandar os ácaros embora", observa, completando: "Pelo menos uma vez por mês, tire o colchão do lugar e deixe-o apanhar sol de um lado e do outro", ensina.

A médica Patricia lembra que, para ajudar a eliminar os ácaros, pode-se utilizar produtos acaricidas. Eles são encontrados em lojas especializadas para pacientes alérgicos. Outra medida importante seria deixar as roupas de molho em água com temperatura elevada (acima dos 50°C) ou usar a secadora. "Vale notar que temperaturas elevadas auxiliam a eliminar os ácaros", diz.
Roupas de cama precisam ser passadas?
Muita gente se pergunta: preciso mesmo passar roupa de cama? Isso vai depender muito do tecido! Deitar em uma cama com um lençol todo amassado, não dá, não é? E mais: se é uma forma de ajudar a eliminar os ácaros, porque não?
Na hora de guardar, seja cuidadosa. Sacos são uma boa opção para acomodar as roupas de cama. "Sacos, desde que sejam de TNT, são bons pois arejam e não deixam a roupa de cama exposta ao pó. Principalmente as de pouco uso", pontua Bernardete. Já Cristiane Alberto sugere os sacos a vácuo. "Além de ocuparem pouco espaço, as roupas se mantêm cheirosas", lembra.
Organizando a cama
Já lavou, já passou, já perfumou. Agora, é hora de arrumar a cama. Como fazer? Cristiane ensina. "Em primeiro lugar, estenda sobre a cama um lençol, chamado lençol de baixo, de preferência com elástico. Isso vai deixar a cama mais esticadinha. Em seguida, use o lençol de cima e coloque as fronhas nos travesseiros. Sobre o lençol de cima você pode colocar um edredom ou uma manta".
Para ajudar a ter uma cama saudável, a médica Patrícia sugere que sejam usadas capas impermeáveis à passagem de ácaros ou suas excreções, tanto no colchão quanto nos travesseiros. "Estas capas são de silicone bem fino e impedem o contato do ácaro com as regiões mais profundas da espuma de colchões e travesseiros. Elas devem ser lavadas a cada três ou quatro semanas e podem ser encontradas em lojas especializadas em artigos para alérgicos", observa.
Além de tudo isso, para quem quer se deitar em uma cama bem cheirosa, macia e sem bolinhas, as especialistas dão outras dicas:
1. Lave a roupa de cama com frequência;
2. Observe na etiqueta do produto instruções para conservação;
3. Não misture cores e tecido;
4. Compre sempre um tecido de boa qualidade;
5. Passe usando água perfumada;
6. Mantenha os conjuntos de lençol e fronha organizado;
7. Não guarde em embalagens plástica;
8. Mantenha o local em que a roupa de cama é guardada sempre limpo e arejado. Coloque sachês ou sabonetes perto das roupas de cama. Assim elas ficarão sempre cheirosas!







font : https://br.mulher.yahoo.com/falta-cuidados-com-roupa-cama-pode-acarretar-problemas-125200165.html
ttps://br.mulher.yahoo.com/video/simples-assim-diferença-entre-os-141405084.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário